A Sé Catedral Santuário Nossa Senhora Aparecida, de Catanduva, iniciou a troca do vitral da padroeira. Após a campanha, que teve início na Novena de Nossa Senhora das Graças em 2022, o valor necessário foi arrecadado e o processo para substituição do material de acrílico pelo vitral de vidro já começou.
Este é um sonho antigo, que existe desde a última grande reforma da Catedral, finalizada ainda em 2006. O motivo é o fato de o material do vitral atual, o acrílico, deteriorar-se facilmente com o tempo, tendo em vista que os vitrais “originais” são feitos por meio de uma técnica específica, com vidro colorido, que utiliza estanho em altas temperaturas.
O pároco responsável pela Sé Catedral de Catanduva, Jonas Pimentel, conta que a campanha para a troca deste primeiro vitral se deu com a ajuda de toda a comunidade.
“A campanha direta para o vitral de Nossa Senhora Aparecida na Novena de 2022. O pessoal leva os carnês para a casa e contribui mensalmente com a Catedral para que possamos fazer a troca. E tem outros eventos, como as quermesses, o dízimo da comunidade, venda de massas, de pizza e pães que realizamos para conseguir. E, graças a Deus, chegamos ao valor necessário e já contratamos”, diz.
A primeira etapa do processo já começou, com a instalação das ferragens, que deve demorar cerca de duas semanas. Em seguida será necessário fazer a pintura dessas ferragens. A empresa contratada para colocar o vitral afirma que, se tudo correr bem, será possível realizar a instalação da peça no dia 16 de janeiro. Esse processo final pode demorar também cerca de duas semanas. Com isso, a previsão, segundo padre Jonas, é de que o vitral esteja devidamente pronto no final do próximo mês.
NOVA CAMPANHA
“Agora iniciamos a campanha para o segundo vitral, o de São José, que é do mesmo material”, conta. Aos interessados em colaborar, os carnês já estão disponíveis. São dez parcelas no valor de R$ 10, de dezembro de 2023 a setembro de 2024. Quem realizar a adesão ainda concorre a uma imagem de Nossa Senhora das Graças. Para mais informações, basta entrar em contato pelo (17) 3523-1571 ou pelo WhatsApp no número (17) 99626-2958.
Autor