Chegou o dia de voltar às urnas para o segundo turno das Eleições 2022. Hoje, mais de 88 mil catanduvenses estão aptos a escolher o governador de São Paulo e o presidente da República, mas, se os números da votação de 2 de outubro se repetirem, cerca de 69 mil deverão votar.
De acordo com informações do Cartório Eleitoral, são 259 seções em Catanduva espalhadas em 32 escolas; em Elisiário, são oito seções em uma única escola e 2.730 pessoas aptas a votar. O processo eleitoral envolve mais de 300 urnas eletrônicas, incluindo as reservas.
O início da votação será às 8 horas e o término às 17 horas, no horário de Brasília. Diferentemente das eleições passadas, neste pleito o horário de votação será uniformizado em todo o país. Ou seja, as regiões em que há fuso horário diferente vão seguir o horário de Brasília.
A expectativa é que a votação transcorra com mais tranquilidade, sem filas, em todas as escolas de Catanduva. Isso porque, desta vez, são apenas dois votos a fazer na urna eletrônica, sendo primeiro para governador, depois para presidente. Nos casos, os números têm dois dígitos.
Com o sistema eleitoral eletrônico, o Brasil dará início à apuração assim que as eleições terminarem no domingo, e a expectativa é de conhecer o resultado em poucas horas.
JUSTIFICATIVA
Quem solicitou voto em trânsito, mas desistiu da viagem, terá que justificar o voto. O mesmo vale para quem não pediu, mas está viajando e precisará cumprir o procedimento no seu local de destino. Para fazer isso, são duas opções: pelo app e-Título ou em qualquer colégio eleitoral.
“O aplicativo é a maneira mais fácil, porque a pessoa não precisa nem sair de casa e pelo sinal de GPS o aplicativo já entende que ela está fora da área onde vota e já faz a justificativa de maneira bem simples”, recomenda o chefe do cartório local, Marcelo Micena.
ELEITORES DA FATEC
Todos os eleitores de Catanduva que votam no prédio da Fatec, na rua Maranhão, deverão se deslocar novamente até a escola municipal José Lahud Cury, tal como foi feito no primeiro turno. A alteração do local de votação se deve às obras no prédio da faculdade estadual. Segundo o cartório, a mudança atinge aproximadamente 2,2 mil eleitores de sete seções eleitorais.
Autor