A delegação de Catanduva conquistou sete títulos e seis vice-campeonatos na Superliga de Xadrez 2022, realizada no sábado, 17, no Sesc de São José do Rio Preto. O evento reuniu 62 enxadristas das cidades de Catanduva, Araçatuba, Barretos, Jales, Mirassol, Rio Preto e Frutal-MG. O grupo catanduvense teve 28 representantes e contou com apoio da Prefeitura de Catanduva, que forneceu transporte e alimentação aos atletas do município.
“Gostaria de agradecer ao secretário de Esportes, Marco Braga, e sua equipe por todo o suporte dado para participarmos deste evento. Isso é fundamental para o desenvolvimento do nosso trabalho, que contempla centenas de enxadristas em nossa cidade”, diz o professor Silvio Haruo Shiroma, diretor do Clube de Xadrez de Catanduva (CXC).
Segundo ele, após cinco rodadas de intensa disputa, Davi Lucas Mello da Silva (sub-10 masculino, Colégio Nossa Senhora do Calvário), Luis Miguel Mello da Silva (sub-12 masculino, Colégio Nossa Senhora do Calvário), Rafael de Castro (sub-14 masculino, Clube de Xadrez de Catanduva), Breno D’Alkmin Pereira da Silva (Livre masculino, Colégio Nossa Senhora do Calvário), Pietra Elias Bottós (sub-12 feminino, ABC do Saber), Ana Letícia Miranda Lamanna (sub-14 feminino, Colégio Catanduva) e Nicolly de Souza (sub-16 feminino, CXC) foram os campeões em suas categorias.
Já Beatriz Bragaroli Pereira (sub-08 feminino, Colégio Jesus Adolescente), Sofia Garcia Revejes (sub-10 feminino, Associação dos Moradores da Vila Engrácia), Adriele de Almeida Martins (sub-12 feminino, ABC do Saber), Noemi Teixeira (sub-14 feminino, CXC), Diogo Graciano (sub-14 masculino, Associação Lar da Criança Lola Zancaner) e Rubens Bottós Neto (sub-16 masculino, Colégio Nossa Senhora do Calvário) conquistaram o segundo lugar em seus naipes. “Destaque para Breno D’Alkmin Pereira da Silva, de apenas 14 anos, campeão na categoria Livre Masculino com 100% de aproveitamento: 5 vitórias. O pentacampeão paulista se firma cada vez mais como referência do enxadrismo local, demonstrando, a cada competição, potencial para grandes conquistas no futuro”, enaltece Shiroma.
O presidente de honra do Clube de Xadrez de Catanduva, Antônio Celidôneo Ruette, observa que “é com enorme satisfação que acompanho o pleno desenvolvimento da prática enxadrística em nosso município e região, essa arte fascinante desenvolve o intelecto de nossos jovens, além de reuni-los neste ambiente saudável de socialização que é o do esporte”, frisou. Os campeões e vice-campeões foram premiados com troféus.
Autor