A catanduvense Lara Fernandes Cavalcante foi contemplada pela Make-A-Wish Brasil, que irá realizar seu sonho de ter uma festa de 15 anos. Trata-se de uma das 39 afiliadas da Make-A-Wish International, uma das instituições de apoio à criança mais conhecidas e respeitadas no mundo.
Lara, que hoje tem 17 anos e cursa o 3º ano do Ensino Médio, foi diagnosticada com leucemia em 2019. Após meses de tratamento, a jovem não apresentou grandes intercorrências e atualmente faz acompanhamento a cada três meses.
Em sua inscrição na Make-A-Wish, o sonho indicado era o de ter uma festa de 15 anos, que acabou sendo adiado por conta da pandemia e se tornando uma festa de “15+2”, como outras debutantes em situação semelhante vêm fazendo desde então.
Uma vez contemplada com a realização desse desejo, o grupo do qual a voluntária Maria Luiza de Menezes Morikawa faz parte, começou os preparativos para realizá-lo. “Entramos em contato com as pessoas desde que recebemos o sonho da Lara. Fizemos a entrevista com ela, confirmamos qual era o sonho e tentamos entender o porquê desse sonho”, relata uma das Fadas, como as mulheres voluntárias da Make-A-Wish são chamadas (os meninos são os Gênios), da instituição.
Maria Luiza conta que para a criança ter o sonho realizado pela ONG ela tem que ter ou ter tido uma doença que a colocou em risco, não necessariamente estar doente no momento. O grupo de voluntários faz um treinamento de abordagem para as diversas situações que vivenciam no decorrer dos sonhos realizados.
“Temos que ter uma preparação para começar a ter esse trabalho. Nosso papel quanto voluntário é a realização dos sonhos e a captação de doações para isso. Depois que a gente pega todas essas informações, de como a criança imagina que será esse dia, tentamos fazer o máximo possível para chegar próximo do que ela imaginou”, aponta Maria Luiza.
Para realizar o sonho de Lara, ela explica que, por conta da sede da Make-A-Wish no Brasil ser em São Paulo e por não terem como arcar com despesas de viagens contínuas, a maior parte do contato foi feito remotamente. Dessa forma, conversaram com Lara e sua mãe, Sônia Maria Fernandes Cavalcanti, por meio de chamadas de vídeo e mensagens pelo WhatsApp.
“Fiz pesquisa de buffet, de decoradores e tudo que uma festa precisa ter. Vou entrando em contato com um de cada vez, explicando o projeto da ONG, mandando a história da criança e pergunto se a pessoa quer fazer parte desse sonho com a gente e se ela quer nos ajudar”, diz Maria Luiza. Segundo ela, a recepção dos colaboradores na cidade foi fenomenal, apesar de negativas recebidas.
“Recebemos muito mais ‘não’ do que ‘sim’, mas Deus acaba colocando na nossa vida sempre pessoas boas. Com o pessoal de Catanduva foi uma coisa surreal. Com o decorador, a assessora que está nos ajudando e os demais foi algo fenomenal, abraçaram o sonho da Lara grandiosamente”, relata a Fada, que afirma terem recebido apoio para fornecer doces, buffet, bebidas, decoração, DJ, entre outros.
Lara apenas sabe o tema da festa, que foi um pedido seu e será “Alice no País das Maravilhas”, o restante será surpresa. A mãe de Lara, Sônia, afirma que todo esse processo com a Make-A-Wish Brasil está sendo algo mágico e muito além das suas expectativas. “É algo inimaginável”, diz. Ela ainda conta que Lara está muito ansiosa, feliz e empolgada com sua festa, agendada para 13 de abril.
Autor