Catanduvense relembra Carnavais, Padre Albino e figuras ilustres
Ana Maria Spina Garcia diz ter saudades dos passeios nas praças e pela rua Brasil, além das famílias sentadas nas calçadas
Foto: Arquivo Pessoal - Ana Maria foi vizinha de Padre Albino até casar-se com Diógenes Garcia em 1964
Por Da Reportagem Local | 13 de abril, 2024

Neste domingo, 14 de abril, Catanduva comemora 106 anos de progresso. A Cidade Feitiço, assim conhecida por sua hospitalidade ao receber os visitantes, chega a essa idade com 115.791 moradores de acordo com o Censo Demográfico de 2022. Quem faz parte dessa multidão é Ana Maria Spina Garcia, de 81 anos, que nasceu, cresceu e constituiu sua família em Catanduva.

Até se casar, a residência de seus pais ficava localizada na Praça Monsenhor Albino. Depois do matrimônio com Diógenes Garcia na Igreja Matriz, em 1964, mudou-se para a Vila Mota, e atualmente mora no Higienópolis. Eles são pais de quatro filhas, têm nove netos e um bisneto.

“As lembranças que eu tenho são das quermesses na praça, dos nossos carnavais, do futebol, do basquete. Catanduva é uma cidade grande. O que eu tenho mais de saudades são os nossos passeios nas praças, nos cinemas, na rua Brasil, onde víamos todo o comércio aberto, as famílias inteiras sentadas na praça, com muita segurança, as crianças brincando”, lembra a idosa.

Ela recorda como foi ser vizinha de Padre Albino na época em que morava com seus pais. “A porta da sala da casa dos meus pais dava para a janela da casa do Padre Albino. Assim, meu pai, minha mãe, batiam grandes papos através desse muro. Conheci muito Padre Albino. Corria atrás dele pedindo a bênção e ele nos brindava sempre como santinhos.”

Além de Padre Albino, Ana Maria enumera outros catanduvenses que contribuíram para que Catanduva pudesse crescer e se desenvolver. “Conheci e vivi com pessoas que fizeram muito por Catanduva. Dona Nenê Spina, Dona Júlia Caparroz, Rosinha Cirelli, Graciosa Pellizzon, Amélia Patriani, Dona Maria Morelli. Eram senhoras incansáveis que gostavam de fazer o bem.”

Quem também trabalhou muito por Catanduva, diz ela, foram os políticos Armindo Mastrocola, Orlando Zancaner, José Antônio Morelli e Carlos Machado. “E tinha o seu Benedito Zancaner, que era amicíssimo do Padre Albino. Estavam sempre juntos para o bem da nossa cidade.”

Ana Maria revela qual o seu desejo para Catanduva neste aniversário de 106 anos: “O meu desejo como cidadã é que Catanduva tenha uma educação de qualidade e trabalho, porque com trabalho e educação o resto virá depois.”

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Glauber Cunha traz personagem Dona Sônia ao Teatro Municipal na 5ª
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Grupo Flor de Chita apresenta espetáculo no Teatro Sérgio Cardoso
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Joaquim e José apresentam ‘No Ponteio da Viola’ hoje no Sesc Catanduva