Catanduvense faz curso gratuito para novos escritores com atividade prática
Inscrições terminam nesta quarta-feira, 16 de março; serão quatro dias de aulas
Foto: DIVULGAÇÃO - Oficina do escritor Marcelo De Fazzio envolverá dinâmicas, práticas e a
Por Guilherme Gandini | 16 de março, 2022

O escritor catanduvense Marcelo De Fazzio oferecerá curso gratuito e presencial para novos escritores na Estação Cultura. As atividades serão aos sábados e divididas em quatro datas: dias 19 e 26 de março, e 2 e 9 de abril, das 9h às 13h. As inscrições terminam nesta quarta-feira, 16, e devem ser feitas diretamente na Cultura, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

A oficina envolverá dinâmicas, práticas e análises, e terá material de apoio: um livro do próprio escritor e apostila sobre a temática. As vagas são limitadas e haverá certificado ao final.

Entre os tópicos abordados no curso estão: Missão, aspirações e inspirações; Venenos que bloqueiam o escritor; Técnicas de foco e concentração; Importância do rascunho; Construção de cenários; Temporalidade e cronologia; Criação de personagens; e Produção de um conto.

As partes do livro também serão destrinchadas nas aulas, assim como todo o conceitual teórico, envolvendo definições literárias – aforismos, antologia, distopia e trilogia, termos literários, conexões autor/leitor – estilo, rapport e punch, proteção, segurança e direitos autorais.

“É uma ótima oportunidade para professores, diretores, profissionais da Educação, alunos da área de Letras, assim como funcionários públicos, já que é um curso realizado aos sábados”, frisa o escritor.

O primeiro contato de Marcelo De Fazzio com a literatura foi na quarta série do Ensino Fundamental, quando a professora dona Philomena Pinotti propôs à classe a produção de um livro com poesias elaboradas por cada aluno.

“A princípio fiquei preocupado, achei que não conseguiria, mas confesso que senti bastante facilidade para escrever meu primeiro poema, que foi o ponto de partida de muitos outros poemas e textos que permeariam minha vida”, lembra.

Resultado: De Fazzio teve seu primeiro poema 'A chuva' publicado no livro 'Os pequenos poetas catanduvenses', que seria percursor da coletânea de poemas escritos durante três décadas, resultando no livro 'Saudade, as pegadas da alma' (2016).

Seu primeiro livro foi escrito ainda na faculdade, 'O Guia de Sobrevivência e Prosperidade do Vencedor' (2005). Ele formou-se em Administração de Empresas nas Faculdades Dom Pedro II, em São José do Rio Preto.

Em 2017, mostrou-se pela primeira vez nos romances, com a saga 'A Casa dos Esquecidos', drama contemporâneo de resiliência e superação. A obra surgiu a partir de um insight em 2002.

“Apesar de ter a história em minha mente, não conseguia desenvolver a escrita da trama, pois passava por transtornos psicológicos como TOC e síndrome do pânico. Por fim, acabei retomando a história somente 15 anos depois e, apesar do lapso, hoje vejo que a superação dos transtornos somadas às vivências desse período foram extremamente importantes para conseguir retratar de forma mais fiel e realista todo o drama envolvido e a superação da protagonista (Sarah) durante a obra.”

Ele também assina as obras 'Por quem os anjos choram' (2019), 'O espelho das almas e o livro sem fim' (2019), 'Mais leve que um olhar' (2020), 'A tempestade perfeita' (2020). Em 2021, em plena pandemia, lançou a continuação da trilogia 'A Casa dos Esquecidos', com os volumes 4 e 5.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Sesc Catanduva apresenta ‘É pra Jazz’ com Henrique Mota Trio esta noite
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Feirart volta a ser realizada em Catanduva no mês de maio
Por Guilherme Gandini | 17 de abril de 2024
Artistas brasileiros expõem obras no Salão de Arte de Luxemburgo