Catanduvense é premiada no Festival de Criatividade de Cannes
Alana Marques produziu, com a equipe da Soko, campanha do Guaraná Antártica pela inclusão de atletas femininas nos gamers
Foto: Arquivo Pessoal - Alana Marques ganhou bolsa com tudo pago para curso de formação em Cannes
Por Guilherme Gandini | 09 de julho, 2023

A publicitária catanduvense Alana Marques, 27, conquistou o Leão de Bronze em equipe no Cannes Lions International Festival of Creativity, o Festival de Criatividade de Cannes, maior e mais importante prêmio da publicidade mundial. Ela ainda foi a única brasileira selecionada e contemplada com uma bolsa de estudos para formação de criativos.

Todo ano, em junho, Cannes premia com Leões, em várias categorias, as maiores marcas, agências e campanhas do mundo. Por isso, é um dos prêmios mais difíceis de se conquistar.

Formada pelo Instituto Municipal de Ensino Superior - Imes Catanduva, Alana é diretora de arte da agência Soko, de São Paulo. Em sua trajetória já criou para marcas como O Boticário, Subway, Tim e Guaraná Antártica e, hoje, trabalha com a cerveja Corona Extra. Com oito anos de carreira, já teve reconhecimento em premiações nacionais como Clube de Criação e Effie Awards.

Para alcançar o prêmio internacional, ela e o time da Soko construíram a ideia do Game-Her, em português “Bota Elas no Jogo”, trabalho feito para o Guaraná Antarctica.

“A gente percebeu que as jogadoras da nossa Seleção Brasileira de Futebol Feminino não estavam nos games de futebol (tipo Fifa ou PES). Aí fizemos uma campanha onde as colocamos em todos os outros jogos customizáveis, tipo GTA, The Sims, etc., com ajuda de streamers, fazendo tutoriais e chamando atenção para a causa”, conta a profissional.

A ideia foi premiada numa categoria estreante em Cannes: Entertainment Lions For Gaming. “O especial que, além de ganhar esse prêmio coletivo muito difícil, tive a oportunidade de recebê-lo lá em Cannes, na França, pois fui escolhida pelo festival, representando o Brasil, em um curso próprio de formação de criativos que eles oferecem durante a premiação”, enaltece a jovem.

Alana teve direito a bolsa integral, com tudo pago. Apenas 10 talentos com menos de 30 anos, vindos de 10 países, tiveram a viagem financiada. As atividades da Creative Academy foram realizadas durante o festival, entre os dias 18 e 24 de junho, na Cannes Lions School.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci