Catanduvense de 8 anos vence campeonato nacional de jiu-jitsu
Augusto de Souza Molinari foi campeão em duas categorias do Campeonato Brasileiro Kids 2023, que aconteceu no último domingo, dia 2 de julho
Crédito: Divulgação - Guto realizará sonho de lutar no Pan Kids da IBJJF Championship 2023, nos Estados Unidos
Por Stella Vicente | 07 de julho, 2023

O catanduvense Augusto de Souza Molinari, de 8 anos, venceu o Campeonato Brasileiro Kids 2023, da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo. Ele foi campeão em duas categorias diferentes: a Gi (com Kimono) e NoGi (sem Kimono), ambas infantil A Pluma, faixa cinza e amarela, com até 26 kg de 8 a 9 anos. Na primeira participaram 17 atletas e o catanduvense fez quatro lutas, vencendo todas elas; enquanto na segunda havia apenas um atleta inscrito.

Augusto, que é apelidado carinhosamente de Guto, é nascido em Catanduva, filho de Murillo Augusto Calminatti Molinari e Tatiane de Souza Molinari. Atualmente a família mora em Sorocaba, a fim de estarem mais próximos das competições importantes que o jovem participa.

Segundo os pais, Guto sempre foi uma criança bastante ativa, que gostava de praticar esporte desde pequeno. Ele já fez escolinha de futebol, mas foi em novembro de 2021, quando conheceu o jiu-jitsu, que surgiu uma paixão grande que nunca mais parou.

Hoje, ele é atleta federado pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJ), Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) e Federação Paulista de Jiu-jitsu (FPJJ). Com isso, compete em diversos eventos esportivos tanto no Brasil quanto fora do país.

Somente neste ano ele participou de seis campeonatos regionais e federados, como a 2ª edição do Capela Open Jiu Jitsu, o Premium Cup Bjj, The Mat Fight, Circuito Paulista e o Campeonato Brasileiro, considerado um dos mais difíceis do mundo na modalidade.

“Somando os seis campeonatos deste ano, Guto já fez 22 lutas onde venceu 20 e perdeu duas, sendo uma na final e outra na semifinal. Em maio de 2023 fez um ano que ele começou a competir. Em dezembro de 2022 ele competiu nos Estados Unidos, em Orlando, no campeonato Newbreed Jiu-jitsu Federation 2022, onde também trouxe medalhas para o Brasil, sendo uma prata na categoria NoGi e um bronze na Gi”, contam os pais.

Para Murillo e Tatiane, as conquistas do filho são motivos de muita alegria e orgulho. Eles dizem que Guto sempre foi muito competitivo e hoje ele leva isso para a vida, que já é como a de um atleta profissional. Isto porque ele conta com acompanhamento da nutricionista, preparação física, alimentação, suplementação, tudo que um atleta precisa fazer para chegar no topo. Mas sempre com os pés no chão, respeito, disciplina e respeitando o processo, afirmam.

“Este ano ele irá realizar seu maior sonho como atleta que é lutar um dos maiores campeonatos ‘kids’ do mundo, o Pan Kids da IBJJF Championship 2023, que acontece de 21 a 23 de julho 2023 nos Estados Unidos, em Orlando, Flórida. Guto treina de segunda a sábado, com dois treinos por dia, e na escola está entre os melhores alunos da sala”, exaltam Murillo e Tatiane.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Atleta de Catanduva conquista 3º lugar no Open Ajinomoto de Judô
Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Sub-17 do Santo mantém invencibilidade e Sub-15 conhece primeira derrota
Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Bax Catanduva vence São José após sete derrotas na Liga de Basquete