O Catanduva Futebol Clube garantiu o acesso à Série A3 após se classificar para a final do Campeonato Paulista da 2ª Divisão, a Bezinha. Jogando fora de casa contra o Taquaritinga, no Estádio Municipal Dr. Adail Nunes da Silva, no último sábado, dia 15, o Santo venceu por 3 a 1.
Anteriormente, a equipe havia perdido o jogo dentro de seus domínios por 1 a 0. Com o placar agregado de 3 a 2, o Catanduva se sagrou finalista da competição estadual, que dá o acesso à Série A3 para as duas equipes que chegam ao jogo derradeiro.
O Santo abriu o placar aos 23 minutos da primeira etapa com Michelon e aumentou a vantagem logo no início da segunda etapa com Paulo. Poucos minutos depois, o Taquaritinga fez o seu gol com Thiaguinho e, no momento, o confronto seria decidido nos pênaltis.
Porém, o Thiaguinho do lado catanduvense colocou sua equipe na frente do placar faltando 11 minutos para o fim da partida, sacramentando a vitória.
Agora, o Santo enfrenta o União São João, que do outro lado da chave eliminou o Grêmio São-Carlense por 4 a 3, no placar agregado do confronto. O primeiro jogo da final será no Estádio Municipal Sílvio Salles, em Catanduva, neste sábado, dia 23, às 16 horas. Já o jogo da volta será no dia 30, em Araras, na casa do União São João, no Estádio Dr. Hermínio Ometto, às 15 horas.
AVALIAÇÕES
O técnico do Catanduva, Ivan Canela, destacou logo após a conquista que o trabalho foi árduo e envolveu muitas pessoas. “Todos têm sua parcela de contribuição. Estou sem palavras para descrever a felicidade de conquistar o acesso com o time da minha cidade. Agradeço a torcida que compareceu em massa. Temos um clube muito estruturado e o Catanduva merecia muito, é um grupo trabalhador”, pontuou.
O prefeito Padre Osvaldo, presidente do Catanduva Futebol Clube, aguardou a chegada do time no Garden Shopping após a partida do último sábado. Em uma avaliação do trabalho feito ao longo dos anos, ele relembra que o projeto começou ainda em 2011, quando a escolinha de futebol surgiu, tornando-se uma equipe profissional em 2018.
“É uma equipe muito coesa, um trabalho muito bem feito. Isso engrandece bastante o futebol, o profissionalismo e também a cidade de Catanduva. A próxima temporada começa em janeiro, já estamos fazendo o planejamento e pensando também na Copinha, cujas inscrições terminam no dia 30 de setembro”, revelou o dirigente.
Ele também confirmou que, pelo segundo ano consecutivo, Catanduva será sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, o maior torneio de base do futebol brasileiro. Segundo Padre Osvaldo, foi contratado um treinador de São Paulo para conduzir a equipe de juniores do Santo.
Santo é transformado em SAF
O Catanduva FC foi transformado, recentemente, em SAF – Sociedade Anônima do Futebol, um tipo específico de clube-empresa. Ou seja, o time migrou do modelo tradicional de associação civil para o formato empresarial e deverá comercializar cotas no mercado.
A informação foi confirmada à reportagem do jornal O Regional pelo prefeito Padre Osvaldo, presidente do clube e que detém participação majoritária na nova empresa. Ele afirmou que a mudança é fundamental para a continuidade do trabalho.
“Começamos em setembro do ano passado a trabalhar a documentação, seguindo os moldes do Cruzeiro. Há um mês e pouco, o Catanduva foi registrado na Junta Comercial como uma SAF, é um time-empresa, uma sociedade anônima do futebol”, relatou.
Participantes da Série A3 de 2024 estão definidos
A Série A3 do Campeonato Paulista está com os 16 participantes da edição de 2024 definidos, após os acessos de União São João e Catanduva. As duas equipes se juntaram a São Caetano e Lemense, que foram rebaixados na Série A2 deste ano, e a outros 12 times, para compor a terceira divisão estadual.
A lista completa tem Bandeirante, Catanduva, Desportivo Brasil, EC São Bernardo, Grêmio Prudente, Itapirense, Lemense, Marília, Matonense, Red Bull Bragantino II, Rio Preto, São Caetano, Sertãozinho, União São João, União Suzano e Votuporanguense. A competição deve começar em janeiro.
Autor