O Catanduva Futebol Clube venceu o Sertãozinho por 2 a 0 no sábado, 2 de março, no Estádio Municipal Silvio Salles, em partida válida pelo Campeonato Paulista da Série A3. Os gols, marcados por Brunão e Caio Vieira, colocaram o Santo na vice-liderança da competição, com 24 pontos.
O primeiro tempo foi intenso e contou com a expulsão do zagueiro Dudu Bahia, do Sertãozinho, que levou o segundo cartão amarelo e deixou seu time com um a menos.
O placar, no entanto, só foi aberto na segunda etapa após cobrança de escanteio que Brunão cabeceou para dentro do gol aos 15 minutos. Mais tarde, aos 35, Caio Vieira dominou a bola no peito, girou e marcou um golaço para deixar o 2 a 0 no placar.
A avaliação do técnico Ivan Canela é a de que o jogo foi muito difícil, mas que sua equipe soube segurar a bola e esperar o adversário atacar a fim de aproveitar os espaços deixados.
“O Sertãozinho esteve melhor na maior parte do primeiro tempo. No segundo tempo nós corrigimos e deu tudo certo, conseguimos os gols. Os jogos vão passando e dificultando, vai ficando o jogo cada vez mais trancado e vira jogo de detalhes. Temos que ter a postura de criar algo novo, porque as equipes, queiram ou não, veem o Catanduva como um time a ser batido, pois nós estamos na parte de cima da tabela e as equipes querem jogar contra nós sempre querendo vencer para poder se aproximar”, pontua.
Ele ainda explica a forma de jogar de sua equipe, que tende a manter muito a bola, mas não ameaçar tanto o adversário. O principal motivo é poder explorar os lados opostos por meio da velocidade, atraindo o adversário em determinados momentos do jogo.
“Ficamos com a bola para que a gente possa quebrar onde eles saírem e agredir. Nos primeiros jogos a gente conseguiu fazer muito isso, porque não tinha ainda uma análise profunda da nossa equipe, no aspecto de conhecer a equipe do Catanduva. Estamos tentando modificar a forma de jogar, jogando com dois homens mais adiantados como o meia, para que a gente possa gerar superioridade no setor ofensivo. É uma forma de jogar, de ter a bola e às vezes eu penso que a gente até consegue agredir, mas não estamos sendo efetivos nas vezes que a gente está agredindo”, acrescenta o técnico.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
Agora, o Catanduva se prepara para sequência de três jogos fora de casa: contra o Grêmio Prudente, nesta quarta-feira, dia 6, às 19h30; Votuporanga, no sábado, dia 9, às 18 horas; e Suzano, na próxima quarta-feira, dia 13, às 15 horas.
O time teria esta semana de descanso, mas após a remarcação do confronto contra o Grêmio Prudente, após a partida anterior ser impugnada pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) pelas seis substituições, o Santo irá encarar três confrontos fora de seus domínios um atrás do outro.
Canela acredita que a pontuação do time conquistada até o momento os deixa em uma posição de tranquilidade, ainda não 100% confortável, mas será possível trabalhar com o elenco. A preocupação é com as viagens longas e também a possibilidade de lesões dos jogadores.
“Se fossem viagens próximas, ainda conseguiríamos manter a mesma equipe, mas chegou o momento da gente trabalhar o elenco e estudar bem quem está mais cansado, para modificar nossa equipe para o jogo de quarta-feira contra o Prudente. Depois nós temos Votuporanga e Suzano. É um desgaste muito grande e tenho que pensar que essa reta final vai ser muito sacrificante e eu preciso ter meu elenco completo caso a gente venha a concretizar matematicamente a classificação”, diz o técnico.
Autor