Catanduva foi anunciada vencedora da categoria principal da edição nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, referente aos municípios entre 100 mil e 500 mil habitantes. A cerimônia de premiação foi realizada na noite de segunda-feira, 1º de julho, em Brasília/DF. Na final, a cidade superou os municípios de Criciúma/SC e Toledo/PR.
A iniciativa promovida pelo Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila, valoriza boas práticas de gestão pública. Para figurar na etapa decisiva, Catanduva também venceu a categoria principal da etapa estadual do prêmio, no início de junho, em São Paulo.
Este ano, por ser eleitoral, foram analisados os quatro anos de mandato e premiadas as cidades que mantiveram ou melhoraram indicadores no período. A pesquisa considerou 72 indicadores de fontes públicas para definir o IGMA - Índice de Gestão Municipal Aquila.
Catanduva obteve a melhor média de pontos em todos os seis pilares de gestão avaliados pelo Instituto Áquila: 1) Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; 2) Educação; 3) Saúde e BemEstar; 4) Infraestrutura e Mobilidade Urbana; 5) Sustentabilidade; 6) Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
“Fomos considerados o município brasileiro entre 100 mil e 500 mil habitantes que mais evoluiu em gestão pública nos últimos quatro anos. Minha gratidão a Deus e ao povo catanduvense pela oportunidade de administrar a cidade e à dedicação dos servidores públicos e da equipe de gestores”, disse o prefeito Padre Osvaldo, em discurso após o anúncio.
No início de junho, em São Paulo, Catanduva venceu a categoria principal da etapa estadual do prêmio. Na semana passada, em pesquisa publicada pelo jornal Gazeta do Povo, Catanduva foi apontada como 29ª melhor cidade do Brasil para morar e 5ª entre as com mais de 100 mil habitantes
Autor