Catanduva terá Conferência Municipal da Cidade no próximo sábado
Entre objetivos, serão eleitos 13 delegados para representar o município na etapa estadual
Foto: Arquivo/Prefeitura de Catanduva - Conferências aproximam autoridades e sociedade; na foto, Conferência da Saúde
Por Guilherme Gandini | 12 de junho, 2024

Seguindo diretrizes do Governo de São Paulo e do Ministério das Cidades, a Prefeitura de Catanduva convocou a 7ª Conferência Municipal da Cidade para o próximo sábado, dia 15, das 8 às 17 horas, no Centro de Convenções, que fica junto à Biblioteca Pública. A coordenação é da Secretaria Municipal de Planejamento e Infraestrutura Urbana.

Os trabalhos seguirão a temática "Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social".

A conferência tem por objetivo propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos dos três entes federados com os diversos segmentos da sociedade para assuntos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Além disso, visa sensibilizar e mobilizar a comunidade para estabelecer metas e planos de ação para enfrentar os problemas locais.

A iniciativa também propicia a participação popular dos diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia, para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre a função social da cidade e da propriedade.

Durante o evento, serão eleitos 13 delegados para representar o município na etapa estadual, respeitando os segmentos e percentuais definidos pela Comissão Preparatória Estadual.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, o Texto Base da 7ª Conferência Estadual das Cidades, além de outros documentos disponibilizados pela Comissão Organizadora Estadual, subsidiarão as discussões da Conferência Municipal de Catanduva, que seguirão cinco eixos temáticos: Urbanismo e Habitação; Infraestrutura e Mobilidade; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Cidades Inteligentes; Governança e Participação Social.

A Conferência Municipal será composta de grupos de debate e plenária. Após a abertura e credenciamento dos participantes, será lido e aprovado o Regimento Interno e, na sequência, realizada a palestra "Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, das 9 às 10h30.

Após breve intervalo, a partir das 11 horas, serão formados grupos e feito debate sobre os temas, com pausa para almoço das 12 às 13 horas, e continuidade dos debates até as 14h30. A apresentação dos resultados na Plenária Final está prevista para as 15 horas, seguido pela eleição dos delegados de Catanduva para a Conferência Estadual, a partir das 16 horas.

SEGMENTAÇÃO

A 7ª Conferência Municipal da Cidade prevê participação de gestores, administradores públicos e do poder legislativo, na ordem de 42,3%; movimentos populares (26,7%), trabalhadores indicados por entidades sindicais (9,9%); empresários relacionados à produção e financiamento do desenvolvimento urbano (9,9%); entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais (7%); e ONGs com atuação na área de Desenvolvimento Urbano (4.2%).

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 14 de julho de 2024
Catanduva registra média de três estupros por mês; realidade é pior
Por Guilherme Gandini | 14 de julho de 2024
Julinho Ramos celebra novo recorde de abertura de mercados para o agro
Por Guilherme Gandini | 14 de julho de 2024
Catanduva marca presença em encontro nacional de gestores da Assistência Social