Catanduva terá Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa
Foto: Arquivo/Prefeitura de Catanduva - Estarão presentes pessoas idosas atendidas pelos CRAS e serviços municipais
Objetivo é ouvir as necessidades da população e construir propostas que fortaleçam as ações voltadas a esse público
Por Da Reportagem Local | 15 de maio, 2025

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, Catanduva realiza, no dia 27 de maio, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento será das 8h às 14h, no Centro de Convenções, e é aberto à população, com foco especial na escuta ativa e participação das pessoas idosas do município.

A conferência é a primeira etapa de um processo que culminará na Conferência Nacional, prevista para novembro. A etapa municipal antecede a Conferência Estadual, que ocorrerá em agosto, e tem como objetivo principal ouvir as necessidades da população idosa local e construir propostas que fortaleçam as políticas públicas voltadas a esse público.

Estarão presentes pessoas idosas atendidas pelos CRAS e serviços municipais, além de profissionais das áreas de assistência, saúde, direitos humanos, educação e representantes do Poder Público.

A palestra central será ministrada por Beatriz Bettinelli, advogada e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania da OAB Catanduva. Já a condução dos debates e elaboração das propostas ficará a cargo de Ana Paula Polacchini de Oliveira, advogada, professora universitária e doutora em Filosofia e Teoria Geral do Direito.

A programação inclui a discussão de cinco eixos temáticos: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; Proteção à vida, saúde e cuidado integral da pessoa idosa; Enfrentamento à violência, abandono social e familiar; Participação social e protagonismo na comunidade, considerando as múltiplas formas de envelhecer; e Fortalecimento dos conselhos de direitos como política de Estado.

Além dos eixos, a Conferência Municipal abordará os três objetivos principais da etapa nacional: Promover a participação social para garantir o direito de envelhecer com dignidade; Identificar os desafios do envelhecimento plural no Brasil; e Propor ações de equidade para a promoção dos direitos e da cidadania da pessoa idosa.

A iniciativa é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), com o apoio da Prefeitura de Catanduva. O Centro de Convenções fica na av. São Domingos, nº 880.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 28 de setembro de 2025
David Roger defende fim das distorções sem elevar o IPTU
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Empresas podem participar do Aeropatas e celebrar o Dia dos Animais
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Homem é preso após oferecer drogas a guarda municipal de folga