No próximo dia 16 de setembro, às 9 horas, será realizado o “I Seminário Temático: Alfabetização e Letramento: debate e perspectivas atuais” no campus São Francisco do Centro Universitário Padre Albino - Unifipa. O evento, promovido pela Diretoria de Ensino - Região de Catanduva, como parte do Programa Alfabetiza Juntos/SP, tem a parceria do Centro do Professorado Paulista (CPP) e da Unifipa, com o objetivo de reunir educadores e profissionais da área para discutir os desafios e avanços relacionados à alfabetização no Brasil.
O seminário é voltado para articuladores regionais e municipais do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA), gestores, secretários municipais de educação, coordenadores e professores das redes municipais de ensino da região de Catanduva, além de profissionais da educação, estudantes e egressos do curso de Pedagogia da Unifipa.
A programação inclui a palestra "Alfabetização na Idade Certa: um desafio a ser alcançado", pela professora Márcia Bernardes, especialista reconhecida no campo da educação e coordenadora estadual do Programa de Alfabetização do Estado de São Paulo.
Com ampla experiência na área, Márcia Bernardes possui graduação em Letras e Pedagogia, além de especializações em Psicopedagogia, Supervisão Escolar e Alfabetização. Ela também é conselheira titular do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP) e já presidiu a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SP).
O seminário busca aprofundar o debate sobre as práticas pedagógicas e políticas públicas necessárias para garantir a alfabetização das crianças na idade certa, tema que tem sido alvo de atenção em nível estadual e federal. O evento visa promover o diálogo entre os profissionais da educação, discutindo desafios e novas perspectivas para a formação inicial e continuada de professores alfabetizadores.
Além da palestra, a programação do evento contará com atividade cultural e a abertura oficial pelos organizadores. Para mais informações sobre o evento os interessados podem contatar a Diretoria de Ensino da Região de Catanduva pelo telefone (17) 3531-1910.
Autor