Nesta segunda-feira, dia 8, é celebrado o Dia de São Domingos de Gusmão, padroeiro de toda a Diocese de Catanduva, da Igreja Matriz, assim como do município, e, por esse motivo, é feriado na cidade.
Santo católico reconhecido por seu trabalho de pregação e evangelização realizado ao longo dos anos, São Domingos de Gusmão nasceu na Espanha, na cidade de Caleruega, em 1170. Ao ingressar na universidade, dedicou-se aos estudos da arte retórica, da filosofia e da teologia, chegando até mesmo a dar lições públicas de Sagrada Escritura na instituição de ensino que frequentava.
Porém, o sonho de São Domingos era ser evangelizador. Junto de São Francisco de Assis, ele marcou o século XIII com sua santidade vivida na mendicância e no total abandono em Deus e desapego material.
São Domingos foi ordenado padre no ano de 1203 e logo no ano seguinte foi à Roma pedir ao Papa para que pudesse evangelizar os bárbaros na Germânia. Porém o Papa Inocêncio III pediu para que fizesse a conversão dos Albigenses, que infestavam todo o Sul da França com suas heresias. Fez, então, do sul da França o seu principal campo de ação.
Ele também foi o responsável por, junto aos seus seis primeiros discípulos, fundar a Ordem dos Pregadores, posteriormente chamada de Ordem Dominicana. Nele, pobres e órfãos encontravam amparo e auxílio.
O então evangelizador Domingos de Gusmão morreu no ano de 1221, em Bolonha, na Itália, com 51 anos. A Igreja Católica aponta numerosos milagres que aconteceram por seu intermédio. Assim sendo, foi canonizado pelo Papa Gregório IX em 1234.
Não há registros que confirmem o motivo de São Domingos de Gusmão ter sido escolhido como padroeiro de Catanduva. Porém, Fábio Pagotto, pároco responsável pela Igreja Matriz, que leva o nome do santo, conta que segundo a tradição essa opção se deu por influência do nome dado ao ribeirão de São Domingos, que passa pela cidade e por toda a região.
O que funciona em Catanduva no feriado
Por conta do feriado municipal do dia 8 de agosto, a Prefeitura de Catanduva confirmou por meio das redes sociais que apenas os serviços de urgência e emergência vão funcionar normalmente na data. O mesmo vale para o transporte coletivo, que terá linhas operando de hora em hora, das 5h às 18h.
Quanto ao comércio na cidade, as empresas que solicitaram ao Sincomércio Catanduva para permanecerem abertas devem funcionar das 9h às 13h. Já o Poupatempo não terá atendimento presencial na segunda-feira.
Autor