Catanduva tem alta de 10% na abertura de empresas de tecnologia
Foto: Governo de SP - Para atender à demanda profissional, SDE abriu curso de computação em nuvem
De janeiro a setembro, foram 89 novos negócios no segmento; no ano passado, foram 76
Por Guilherme Gandini | 17 de outubro, 2024

Levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho revelou que Catanduva registrou aumento de 10,5% na abertura de empresas do setor de Tecnologia da Informação, em 2024. Este ano, foram abertos 84 empreendimentos de T.I. na cidade de janeiro a setembro, ao passo que no ano passado foram 76 no mesmo período.

Conforme a Cnae - Classificação Nacional das Atividades Econômicas dos novos negócios, 17 empresas abertas são do ramo de reparação e manutenção de computadores e equipamentos; 15 de comércio varejista de equipamentos e suprimentos de informática; 5 consultorias em T.I. e 4 empresas de desenvolvimento de programas de computador sob encomenda.

“As demais empresas abertas este ano referem-se a suporte tecnológico, digitalização, certificações e outras relacionadas à cadeia produtiva de tecnologia da informação”, elenca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Braz.

No estado de São Paulo, foram abertas 17 mil empresas nesse segmento, de janeiro a setembro de 2024, segundo dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Isso representa aumento de 29,34% neste ramo de atividade em comparação ao mesmo período de 2023.

Além disso, foram 34 mil empresas abertas voltadas a atividades profissionais, científicas e técnicas, dado que caracteriza aumento de 20% comparado ao mesmo período do ano anterior.

QUALIFICAÇÃO

Para atender à demanda de qualificação na área, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) está com 1,5 mil vagas abertas para o curso gratuito de computação em nuvem do Qualifica SP, realizado em parceria com a Microsoft e a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). Os interessados devem realizar as inscrições no site www.qualificasp.sp.gov.br até 30 de outubro.

Segundo dados da consultoria Gartner, estima-se que, até 2025, 85% das empresas estarão utilizando serviços de computação em nuvem. A tecnologia traz benefícios e facilidades às organizações, pois permite que mantenham armazenamento de dados e ferramentas de desenvolvimento sem servidores físicos, podendo ser acessados de qualquer lugar.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem