Catanduva será polo regional de treinamento cultural do Estado
Foto: Governo de SP - Ação faz parte de uma série de encontros realizados em diferentes regiões paulistas
Atividade será no dia 17 de setembro, às 18h30, no Centro de Convenções; evento é aberto ao público, sem inscrição
Por Da Reportagem Local | 10 de setembro, 2025

Catanduva foi escolhida como polo regional para a realização de treinamento promovido pelo Governo de São Paulo voltado a prefeituras, artistas e fazedores de cultura. A cidade vai sediar o GIRO PRO, evento de apresentação do programa CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, no próximo dia 17 de setembro, às 18h30, no Centro de Convenções Édie José Frey.

A ação faz parte de uma série de encontros realizados em diferentes regiões paulistas com o objetivo de formar, capacitar e conectar profissionais da cultura e gestores públicos a oportunidades de qualificação gratuita. O evento é aberto ao público e não exige inscrição.

O programa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, com gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), e conta com parceria da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O GIRO PRO será dividido em duas partes. Primeiro, a equipe estadual apresentará masterclass com as diretrizes do programa CULTSP PRO e das seis escolas temáticas que o integram — com formações em áreas como audiovisual, produção musical, games, moda sustentável, gastronomia, design, fotografia, curadoria e empreendedorismo cultural.

Em seguida, será realizado o seminário "Laboratório de Futuros", momento de escuta ativa com gestores, artistas e lideranças culturais da região. O objetivo é mapear vocações, identificar demandas e planejar ações formativas personalizadas para cada território, considerando suas realidades e potenciais criativos.

REFERÊNCIA CULTURAL

Para a Secretaria Municipal de Cultura, a escolha de Catanduva como sede do GIRO PRO reforça o protagonismo do município no cenário cultural regional.

“A cidade tem se destacado por investimentos em cultura, valorização da produção artística local e apoio a coletivos, festivais e espaços culturais. Agora, Catanduva avança ainda mais como referência em formação cultural, fortalecendo sua posição como polo articulador de políticas públicas para o setor criativo em toda a região”, analisa.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 26 de setembro de 2025
Criminosos usam nome e dados de pessoas internadas em golpes
Por Da Reportagem Local | 26 de setembro de 2025
Patrulha Rural encontra homem morto dentro de carro no canavial
Por Da Reportagem Local | 26 de setembro de 2025
Primeiros pedágios eletrônicos das rodovias paulistas completam 1 ano