Potencializar o turismo, apresentar os atrativos das cidades do interior, valorizar o artesanato, os pratos típicos e as belezas naturais: essa é a proposta da primeira feira regional de turismo, que vai reunir municípios das cinco Regiões Turísticas (RTs) do Centro-Norte Paulista. Catanduva será a cidade-sede do evento, que terá o nome definido e está previsto para janeiro de 2026.
A iniciativa é o primeiro resultado prático da reunião realizada nesta quarta-feira, 5, em Catanduva, que reuniu cerca de 20 representantes do setor turístico de cidades pertencentes às cinco RTs envolvidas. O encontro reforçou a força da integração regional, permitindo que os municípios unam esforços para promover seus destinos e atrair visitantes.
Participaram municípios das RTs Águas, Cultura e Negócios: Catanduva, Olímpia, Palestina, São José do Rio Preto e Uchôa; Águas, Sabores e Saberes: Adolfo, Ibirá, Novo Horizonte, Sales e Ubarana; Águas Sertanejas: Barretos, Bebedouro, Colina, Colômbia, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Tabapuã, Terra Roxa e Viradouro; Caminhos do Tietê: Arealva, Barra Bonita, Borborema, Iacanga, Igaraçu do Tietê, Jaú e Mineiros do Tietê; e Centro Paulista: Araraquara, Matão e Rincão.
A feira deve ser realizada na Pinacoteca da Estação Cultura, com painéis e estandes com os atrativos turísticos de cada região, exposição e venda de artesanato, shows e apresentações culturais, degustação de pratos típicos regionais, danças e manifestações artísticas tradicionais, e conteúdos e ações para destacar a identidade e a riqueza cultural de cada município.
Autor