A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com o CPP - Centro do Professorado Paulista, realizou capacitação direcionada a gestores educacionais da rede municipal, representantes da Diretoria de Ensino, secretários de Educação e prefeitos de várias cidades. O evento reuniu mais de 150 pessoas, ontem, no Teatro Municipal Aniz Pachá.
A abordagem teve como tema “O êxito das políticas educacionais sob o foco das avaliações externas, dos resultados de aprendizagem e da captação de recursos federais”.
Participou da atividade o professor Herbert Lima, secretário de Educação de Sobral/CE, cidade com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do país. Outro convidado foi Sérgio Kobayashi, secretário de Educação de Caucaia/CE, presidente da Fundação Mário Covas, conselheiro curador da Fundação Padre Anchieta e conselheiro de Administração do MIS/SP.
Outro convidado foi Danilo Guimarães, consultor em gestão de projetos educacionais do MEC, o Ministério da Educação.
“Tivemos a oportunidade de ouvi-los, de aprender e também conhecer o êxito dessas políticas de resultados e que realmente trazem para o foco dos municípios a questão da alfabetização como uma meta, que não é só dos programas federais, mas que precisa ser todo dia a meta de cada professor, de cada sala de aula, de cada equipe gestora e da Secretaria Municipal de Educação”, ressaltou a professora Cláudia Cosmo, secretária de Educação de Catanduva.
ELEFANTE LETRADO
O governador em exercício Felicio Ramuth autorizou, nesta terça-feira, 25, o convênio com 365 cidades paulistas para aprimorar o desenvolvimento da fluência leitora no processo de alfabetização em sala de aula na rede municipal de ensino, com o acesso a uma ferramenta já utilizada nas 1.324 unidades de anos iniciais da rede estadual: a plataforma Elefante Letrado.
A ação vai beneficiar cerca de 1 milhão de alunos e integra nova etapa do programa Alfabetiza Juntos SP, que objetiva atingir a alfabetização de crianças aos 7 anos de idade até 2026 em todo o estado. Catanduva é uma das cidades conveniadas, tanto ao programa quanto à plataforma, que permite acesso a acervo de mais de 500 livros infantis e a outras funcionalidades.
“Estão acontecendo as capacitações dos nossos docentes, nos horários de HTPC; tem a formação dos articulares e depois são multiplicadores com os professores da rede municipal. Já estamos com as ações desse programa há mais de 2 meses”, reforça a secretária Cláudia Cosmo.
Autor