Será realizado nesta terça-feira, dia 16, o Seminário de Reconstrução da Política Territorial, a partir das 9 horas, na Câmara de Catanduva. O objetivo é a união pra formação do Território de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região de Catanduva, o que será fundamental para a agricultura familiar e para a região se tornar um polo produtor e exportador de alimentos.
A ideia surgiu durante o Encontro da Agricultura Familiar, que aconteceu na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Novo Horizonte, em maio.
“Esse seminário de instalação de território pega as atas de todos os municípios, mais a que vai ser feita nesse dia. Essa reunião vai contar com a participação de quatro pessoas de cada um dos 20 municípios que integra a região de Catanduva e essa pauta é levada para Brasília, que homologa a criação do território da região de Catanduva”, explica Adauto Roberto de Barros, membro do conselho da Cooperativa de Produtores e Pescadores de Novo Horizonte.
Segundo ele, esse território leva todas as necessidades dos municípios da região até o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que poderá elaborar programas que atendam às demandas dessa região. “Hoje os municípios que têm que se enquadrar nos programas o Governo Federal e nem sempre eles são feitos para pequenos municípios.”
Para Adauto, a região não produz 20% do que é consumido, embora seja um polo predominantemente agrícola. “A Agricultura familiar está praticamente abandonada. Com essa política agrícola regional nós vamos produzir mais e com mais qualidade. Isso vai ajudar o abastecimento alimentar e transformar a região em produtora e exportadora de alimento.”
Autor