Catanduva recebe Seminário de Reconstrução da Política Territorial
Evento reunirá representantes de 20 municípios da região, na Câmara, nesta terça-feira
Foto: Prefeitura de Novo Horizonte - Ideia surgiu durante o Encontro da Agricultura Familiar, em maio, em Novo Horizonte
Por Da Reportagem Local | 15 de julho, 2024

Será realizado nesta terça-feira, dia 16, o Seminário de Reconstrução da Política Territorial, a partir das 9 horas, na Câmara de Catanduva. O objetivo é a união pra formação do Território de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região de Catanduva, o que será fundamental para a agricultura familiar e para a região se tornar um polo produtor e exportador de alimentos.

A ideia surgiu durante o Encontro da Agricultura Familiar, que aconteceu na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Novo Horizonte, em maio.

“Esse seminário de instalação de território pega as atas de todos os municípios, mais a que vai ser feita nesse dia. Essa reunião vai contar com a participação de quatro pessoas de cada um dos 20 municípios que integra a região de Catanduva e essa pauta é levada para Brasília, que homologa a criação do território da região de Catanduva”, explica Adauto Roberto de Barros, membro do conselho da Cooperativa de Produtores e Pescadores de Novo Horizonte.

Segundo ele, esse território leva todas as necessidades dos municípios da região até o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que poderá elaborar programas que atendam às demandas dessa região. “Hoje os municípios que têm que se enquadrar nos programas o Governo Federal e nem sempre eles são feitos para pequenos municípios.”

Para Adauto, a região não produz 20% do que é consumido, embora seja um polo predominantemente agrícola. “A Agricultura familiar está praticamente abandonada. Com essa política agrícola regional nós vamos produzir mais e com mais qualidade. Isso vai ajudar o abastecimento alimentar e transformar a região em produtora e exportadora de alimento.”

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem