Começa nesta segunda-feira, 22, o Pint of Science, festival mundial de ciência cuja iniciativa é popularizar temas de ciência de forma descontraída e acessível. A proposta é reunir pesquisadores e especialistas de instituições nacionais e internacionais em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento.
Com o lema "Um Brinde à Ciência", o evento busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida. Além disso, o evento visa inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país.
O evento acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e do mundo e vem conquistando cada vez mais público. Em 2023, participarão cerca de 500 cidades em 26 países. Só no Brasil, serão 123 cidades, contando com a presença de mais de 600 pesquisadores e especialistas.
Catanduva participará do Pint of Science pela primeira vez, com atividades de 22 a 24 de maio, seguindo a programação internacional. A comissão responsável pela organização do evento é coordenada por Izabela Guerra e formada por Elvio Figueiredo, Gabriela Guerra, Guilherme Prata, Luciana Bragueto, Rafael Paranhos, Ricardo Xavier e Rodrigo da Silva.
Durante os três dias, Catanduva terá apresentações com temas variados. Na segunda-feira, 22, Franco Cossu Junior, professor do Instituto Municipal de Ensino Superior (Imes) e do Centro Universitário Padre Albino (Unifipa), tratará dos distúrbios psíquicos no mundo contemporâneo.
No dia 23, Daniel Henrique Gonçalves, coordenador do curso de Biomedicina da Unifipa e delegado do Conselho Regional de Biomedicina, ministrará sobre câncer de mama e os cuidados que a juventude deve ter. Por fim, no dia 24, Gabriel Terra, Guilherme Prata, Ricardo Xavier e Rodrigo da Silva, docentes do Instituto Federal de São Paulo - Campus Catanduva (IFSP), farão apresentação sobre aspectos gerais da ciência.
O Pint of Science é um evento gratuito e aberto à toda a comunidade. A formação da comissão organizadora, o trabalho desenvolvido por ela e as apresentações dos palestrantes são frutos de ações voluntárias. Isso porque o projeto não tem fins lucrativos: é um evento voltado exclusivamente para a popularização da ciência e para a educação científica da sociedade.
Em Catanduva, a iniciativa tem patrocínio de Bonther Equipamentos e Tecnologia, João Miguel Imóveis e Spell Cervejaria. Todas as apresentações ocorrerão na Spell Cervejaria, localizada na rua Pirajuí, 82, Jardim Soto, das 19 às 21 horas. Mais informações estão disponíveis no site pintofscience.com.br.
Autor