Catanduva recebe Copa dos Campeões de Taekwondo neste domingo
Competição será no Ginásio do Gavioli, a partir das 7 horas; serão disputadas as categorias Kyorugui (luta) e Poomsae (formas)
Crédito: Divulgação - Equipe de Taekwondo de Catanduva conquistou 25 medalhas na etapa de Jales
Por Stella Vicente | 25 de junho, 2023

Catanduva recebe neste domingo, dia 25 de junho, a 2ª etapa da Copa dos Campeões de Taekwondo. A competição acontece no Ginásio do Gavioli, a partir das 7 horas, onde serão disputadas as categorias Kyorugui (luta) e Poomsae (formas).

Segundo a organização, a Copa dos Campeões é do tipo aberto, ou seja, não é válida para o ranking da modalidade. Ainda assim, reúne diversos atletas por ser tradicional e ser considerada de alto nível. “Atletas que lutam no ranking, federados e de alto rendimento participam porque é um campeonato de nível elevado por ter uma grande quantidade de atletas”, conta o mestre João Cleyber.

A etapa anterior foi realizada em Jales, enquanto a próxima, que é a última, será em São José do Rio Preto. “Nas duas primeiras etapas são limitados os números de inscrições, até 200, justamente por ser um campeonato que recebe muitos atletas. Na última nós deixamos como ilimitado, chegando a um número entre 450 e 600 participantes. Ano passado em Rio Preto deu 532 atletas e este ano a gente acha que chegaremos de 500 a 600 atletas na etapa final”, revela o mestre.

DONOS DA CASA

Anteriormente, na disputa realizada em Jales, a equipe de Taekwondo de Catanduva conquistou 25 medalhas no total, sendo 11 de ouro, oito de prata e seis de bronze. A expectativa é ter desempenho ainda melhor nesta etapa que acontece em sua própria casa.

João Cleyber afirma que ter uma etapa da Copa dos Campeões realizada no município é uma oportunidade para vários atletas que, muitas vezes, não conseguem participar de competições de taekwondo, já que a maioria é na capital do estado, com custos elevados de inscrição e transporte.

“Hoje muitos municípios estão procurando a organização para levar a etapa para o seu município, inclusive para fidelizá-la. Catanduva nos procurou para sediar o evento e com isso buscamos desenvolver [a competição] na cidade, para que os atletas tenham oportunidade de participar. Principalmente quando os pais não deixam as crianças pegarem estrada para irem para outro município”, destaca.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Atleta de Catanduva conquista 3º lugar no Open Ajinomoto de Judô
Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Sub-17 do Santo mantém invencibilidade e Sub-15 conhece primeira derrota
Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Bax Catanduva vence São José após sete derrotas na Liga de Basquete