
Catanduva sediará o 1º Círculo de Cultura da Região Imediata neste sábado, 23 de agosto, em iniciativa da agente territorial de Cultura Rose Amaral, como sua primeira ação estruturada.
A atividade integra a formação dos Agentes Territoriais de Cultura, programa do Ministério da Cultura (MinC) no contexto do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), desenvolvido em parceria com os Institutos Federais.
A Região Imediata de Catanduva contempla 16 municípios: Ariranha, Catanduva, Catiguá, Elisiário, Embaúba, Fernando Prestes, Itajobi, Marapoama, Novais, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Pirangi, Santa Adélia, Tabapuã e Vista Alegre do Alto.
O encontro será realizado às 14 horas, no Ponto de Cultura Coletivo Dell’arte, localizado na Praça da República, n° 55 – Clube dos 300 e terá mediação da consultora em Gestão Cultural e Diretora de Produção, Cris Anovazzi. As inscrições podem ser feitas pelo Google Forms no link https://forms.gle/mUK4mai8AFRBPRU86 ou diretamente no local do evento.
Com o tema “Agente Cultural é Protagonista!”, o Círculo de Cultura propõe reflexão sobre a importância da participação ativa da sociedade civil na construção de políticas públicas para a área cultural. A iniciativa busca ampliar o engajamento dos fazedores de cultura, incentivando a participação em editais, projetos e demais espaços de decisão que muitas vezes ficam distantes por falta de informação ou acesso.
Além de fortalecer a representatividade cultural da região, o encontro será também um espaço de troca entre diferentes linguagens artísticas, em formato de roda de conversa. A abertura contará com a apresentação do Grupo Flor de Chita.
Com a formação, o objetivo do Ministério da Cultura é capacitar fazedores de cultura em todo o território nacional, promovendo o mapeamento das regiões, a mobilização local e a multiplicação de informações essenciais para o fortalecimento das políticas culturais.
Autor
