
A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa acontece nesta terça-feira, dia 27 de maio, no Centro de Convenções de Catanduva, das 8h às 14h, com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. O evento é aberto ao público, com foco principal na escuta das pessoas idosas da cidade e na construção coletiva de propostas que serão levadas para as próximas etapas estadual e nacional da conferência.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência busca ampliar o debate sobre os direitos da pessoa idosa, valorizando a diversidade de experiências e formas de envelhecer. Participam do encontro pessoas atendidas pelos Cras, usuários de serviços da rede pública, profissionais de diferentes áreas e representantes do Poder Público.
A programação contará com palestra de Beatriz Bettinelli, advogada e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Catanduva. Em seguida, será conduzido o debate e a formulação das propostas com Ana Paula Polacchini de Oliveira, professora universitária e doutora em Filosofia e Teoria Geral do Direito.
Durante o encontro, os participantes discutirão cinco eixos temáticos: Financiamento das políticas públicas; Saúde, cuidado e qualidade de vida; Enfrentamento da violência e abandono; Participação social e protagonismo da pessoa idosa; e Atuação dos conselhos de direitos como política pública.
Essas discussões irão embasar propostas que seguem para a etapa estadual da conferência, marcada para agosto, e, posteriormente, para a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em novembro. O evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), com apoio da Prefeitura de Catanduva.
Autor
