Catanduva participa do programa Sabor de São Paulo no final de semana
Coordenadoria de Turismo, Porcada do Catanho e Jamones Salamanca representarão a cidade no evento da Setur-SP
Foto: Comunicação/Prefeitura de Rio Preto - Doces caseiros serão uma das opções de degustação durante festival em Rio Preto
Por Da Reportagem Local | 23 de fevereiro, 2024

São José do Rio Preto entrará na Rota Gastronômica do programa Sabor de São Paulo nesta sexta e sábado, dias 23 e 24. O evento da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) tem parceria com o Mundo Mesa e o Senac e apoio da Prefeitura de Rio Preto. Catanduva será representada pela Coordenadoria de Turismo, Porcada do Catanho e Jamones Salamanca.

O projeto teve início em julho de 2023 e já visitou quase 70 municípios com o intuito de fomentar o turismo gastronômico paulista, que integra 10 Rotas Gastronômicas distribuídas por todas as regiões do interior e do litoral do Estado. No total, foram impactadas cerca de 200 cidades no ano passado nas de Rotas Turísticas de São Paulo, reunindo público de mais de 3,5 mil pessoas.

“O evento é uma oportunidade para capacitar nossos produtores, fortalecer ainda mais o turismo e destacar o que Rio Preto tem de melhor no setor gastronômico”, disse o secretário de Desenvolvimento, Jorge Luís de Souza.

A programação de Rio Preto começa nesta sexta-feira, dia 23, com a apresentação do programa que será feita pela Christine Fuchs Grecco, diretora técnica da Setur-SP. Ainda no primeiro dia de workshop, temas como cultura alimentar, normas de inspeção, fundo de expansão do Agronegócio Paulista e capacitação de mão de obra farão parte da pauta.

Encerrando o dia, haverá aula-show com o chef Viko Tangoda, reconhecido nacionalmente por sua sofisticação gastronômica, versatilidade, criatividade, carisma e qualidade em servir.

O principal evento será no sábado, 24, quando todos participarão do Festival Gastronômico, que será aberto ao público, com comida e bebida de vários dos locais visitados para comercialização, além de apresentações musicais, das 11 às 17 horas, no Senac Rio Preto. O endereço é rua Jorge Tibiriçá, 3.518, na Vila Santa Cruz. A entrada será gratuita.

“A gente faz parte de uma rota turística bastante forte, com várias instâncias turísticas próximas, que é Olímpia, Ibirá, Barretos, e a questão gastronômica, cada vez mais, ela ganha uma abrangência”, pontua a coordenadora municipal de Turismo de Catanduva, Maria Cristina Pinheiro Machado Sanches, fazendo referência à Rota Turística Águas, Culturas e Negócios.

“Nós conseguimos colocar dois estabelecimentos na rota gastronômica do Estado e todo ano vai ser feito esse inventário”, alerta a gestora. “Então é importante que os estabelecimentos prestem atenção nos critérios.”

SELECIONADOS

Os estabelecimentos de Catanduva selecionados pela Setur-SP nesta 9ª etapa do Sabor de São Paulo foram o Jamones Salamanca, frigorífico que funciona desde 1968 na cidade e tem como especialidade o jamón serrano, presunto curado tipicamente espanhol, e a Porcada do Catanho, que funciona desde 1957, mantendo a atmosfera de armazém, com petiscos com carne suína.

Na região, ainda aparecem na lista a Rebuá Charcutaria (Tabapuã), Bonani Beer (Novo Horizonte), Cachaça Duas Vilas (Ibirá) e Doces Caseiros Noêmia (Rio Preto).

Sabor de São Paulo contempla 10 Rotas Gastronômicas

O Sabor de São Paulo teve início em julho de 2023 e se estende até março deste ano, com o intuito de fomentar o turismo gastronômico paulista que integra 10 Rotas Gastronômicas distribuídas por todas as regiões do interior e do litoral do Estado.

São viagens de uma semana que contemplam o rico cenário gastronômico que existe fora da capital, mostrando o dedicado trabalho de produtores artesanais e estabelecimentos comerciais típicos locais, num painel que permite ao visitante compreender as cadeias de produção e apreciar a boa mesa que São Paulo oferece.

O programa da Setur-SP conta com o apoio de instituições como o Sebrae, a Faesp, Senar, a Aprecesp, a Amitesp, de prefeituras locais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 13 de abril de 2024
Catanduva escala 77 posições e é 50ª no Ranking das Cidades Sustentáveis
Por Guilherme Gandini | 12 de abril de 2024
Prefeitura e Polícia Militar firmam convênio para Atividade Delegada
Por Stella Vicente | 12 de abril de 2024
Educação define a grade de atividades do projeto ABC do Saber