Catanduva participa de curso de prevenção e combate a incêndios
Ação teve como preparar os municípios para a temporada crítica de queimadas, que se estende de junho a outubro
Foto: Divulgação - Capacitação realizada em São José do Rio Preto envolveu aulas teóricas e práticas
Por Da Reportagem Local | 29 de junho, 2025

A Prefeitura de Catanduva marcou presença no curso de prevenção e combate a incêndios florestais, realizado nesta quinta-feira, 26 de junho, em São José do Rio Preto. A capacitação foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), por meio do Departamento de Conservação e Uso Sustentável.

A ação teve como objetivo fortalecer a atuação das instituições da região e preparar os municípios para a temporada crítica de queimadas, que se estende de junho a outubro — período classificado como fase vermelha. A capacitação envolveu aulas teóricas e práticas, com orientações sobre estratégias de prevenção, monitoramento e resposta a incêndios florestais.

Além da Semil, participaram da organização do curso o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Cetesb, a Polícia Ambiental e demais integrantes do comitê executivo da Operação São Paulo Sem Fogo - iniciativa estadual voltada à proteção de áreas naturais e redução de queimadas.

A participação de Catanduva está alinhada às diretrizes do Programa Refloresta-SP, também coordenado pela Semil. O programa tem como meta a restauração ecológica e recuperação de áreas degradadas no estado de São Paulo, com ações que envolvem reflorestamento, sistemas agroflorestais, silvipastoris e promoção da bioeconomia.

O Refloresta-SP prevê a restauração e o monitoramento de 1,5 milhão de hectares até 2050, sendo 700 mil hectares por meio do programa e outros 800 mil pelo Plano de Regularização Ambiental (PRA/Agro Legal). Entre os instrumentos utilizados estão o Programa Nascentes, editais de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e uma plataforma digital gratuita para orientar técnicos e produtores rurais na implantação de projetos sustentáveis.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Polícia Civil cumpre mandados em operação contra fraudes eletrônicas
Por Guilherme Gandini | 14 de novembro de 2025
Novos veículos devem suprir demanda de pacientes PCD
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular da Fatec Catanduva