Entre os dias 18 e 23 de julho, Caraguatatuba foi palco da XX Olimpíadas Especiais das Apaes - Edição Estadual, o maior evento esportivo voltado à pessoa com deficiência intelectual e múltipla de São Paulo. O encontro esportivo reuniu cerca de 800 pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes das Apaes de todo o estado.
A cerimônia de abertura, que ocorreu no dia 18, agitou o Centro Esportivo CEMUG e contou com um desfile simbólico das 16 delegações do Estado. Alunos da Apae de Catanduva integraram Conselho Regional Águas Termais e participaram de cinco modalidades: Basquete, Futebol Society, Natação, Tênis de Mesa e Atletismo.
Nas finais dos esportes coletivos, o Conselho Regional disputou quase todas as finais: Futebol Society, Futsal Feminino e Masculino, Vôlei Adaptado e Basquete Masculino e Feminino. O núcleo regional une 17 Apaes, das quais sete estavam presentes: Mirassol, Monte Aprazível, Monte Azul Paulista, José Bonifácio, São José do Rio Preto, Olímpia e Catanduva.
A XX Olimpíadas Especiais das Apaes foi uma oportunidade na qual atletas de várias regiões do Estado competirem, demonstrando suas potencialidades, além de terem nessa ocasião a troca de experiências com outros atletas do Estado.
De acordo com o professor e coordenador regional de Educação Física, Desporto e Lazer do Conselho Águas Termais, o resultado esperado foi atingido. “Todos os objetivos propostos para o desenvolvimento, foram superados e atingidos com destaque em alto nível de performance dos atletas nas modalidades esportivas apresentadas” através da socialização, convivência e superação, foi muito prazeroso ver alguns atletas ter o privilégio de conhecer o mar pela primeira vez Andrey Cascão.
E ainda completa: “Estaremos representando o estado de São Paulo na edição nacional, que acontecerá de 5 a 10 de dezembro, na cidade de Aracaju, em Sergipe”.
Alunos da Apae de Catanduva chegaram a várias finais, incluindo o Futebol Society
Autor