A Secretaria Municipal de Saúde está em destaque no indicador do programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), o Previne Brasil. Catanduva ocupa o 3º lugar da região sudeste e 4º lugar do Brasil, por critério populacional de 100 a 500 mil habitantes, no ISF - Indicador Sintético Final. O resultado foi de 8,18 na métrica, na soma de sete indicadores.
O índice consolida a avaliação do desempenho das Equipes de Saúde da Família (ESF) e equipes de Atenção Primária (EAP) e determina o valor do incentivo financeiro a ser transferido ao município. A posição da cidade impacta positivamente no repasse de recursos federais.
Em razão do resultado exitoso, Catanduva recebeu, na quarta-feira, 10, equipe de técnicos do Ministério da Saúde, além do secretário nacional de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, para conhecer e entender melhor os fluxos que levaram o município aos resultados positivos.
“Nos reunimos com a gestão local para entender o êxito das ações nos indicadores e parabenizar o trabalho das equipes de Catanduva. As estratégias adotadas aqui podem inspirar outras gestões municipais e, com isso, estimular a replicação dessas boas práticas em saúde”, destacou Câmara, que esteve em cerimônia no auditório Prof. Edgard Antunes, no Paço Municipal.
Na ocasião, a equipe da Secretaria de Saúde Municipal apontou êxitos e dificuldades na atuação do município pela atenção primária e também pôde tirar dúvidas com os técnicos ministeriais para mais avanços na gestão local.
O município possui 82,1% de cobertura de APS e o total de 101.083 usuários cadastrados. Destes, 79.741 em equipes de Saúde da Família. Catanduva conseguiu um bom desempenho no primeiro quadrimestre de 2022, com destaque nos indicadores de pré-natal, Gestante Saúde Bucal, Cobertura Polio e Penta e Hipertensão arterial.
“Ficamos muito orgulhosos de saber que estamos entre os 5 melhores municípios avaliados no ranking do Previne Brasil. É reflexo de um trabalho diário e incansável de toda a equipe. Cada indicador que fazemos subir o mínimo possível é um passo grande e esperamos continuar nos superando”, celebra o secretário de Saúde de Catanduva, Rodrigo das Neves Cano.
Autor