Catanduva não apareceu no Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025, divulgado pela MySide neste início de mês. O estudo leva em conta a taxa de homicídios por 100 mil habitantes como indicador principal e apresenta ranking dos estados mais seguros, das capitais mais seguras e das cidades mais seguras. Também há recortes por porte populacional e por região.
No ranking das cidades mais seguras do país a partir de 100 mil habitantes, Brusque/SC lidera com 1,4 assassinatos a cada 100 mil habitantes, seguida por Jaraguá do Sul/SC (2,2) e Tubarão/SC (2,8). Entre os 30 municípios listados estão duas cidades paulistas que têm porte semelhante a Catanduva – casos de Birigui, na 5ª posição (3,6), e Barretos, em 30º lugar (7,4).
Já no ranking das cidades mais seguras de São Paulo, mais uma vez levando em conta apenas municípios com mais de 100 mil habitantes, aparecem 10 localidades. Quem lidera é Santana de Paranaíba (2,9), seguida por Birigui (3,6), Atibaia (4), Valinhos (4,6), Salto (4,7), Bragança Paulista (4,7), Votorantim (4,9), Itatiba (5,2), Santa Bárbara d’Oeste (5,3) e Indaiatuba (5,7).
De acordo com a MySide, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes é calculada a partir dos registros oficiais do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, em conjunto com as estimativas populacionais do IBGE. Essas informações são produzidas por médicos e cartórios de registro civil e consolidadas pelas Secretarias de Saúde.
O estudo não indica a taxa de homicídios por 100 mil habitantes de Catanduva, exibindo dados apenas das cidades que compõem os rankings. Em consulta feita pelo jornal O Regional no “Atlas da Violência - Retrato dos Municípios Brasileiros” de 2024, editado pelo Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Catanduva aparece com índice estimado em 9,5.
Autor