O projeto Catanduva Limpa, que possibilita a coleta de volumosos de forma gratuita, teve início em outubro de 2023 e recolheu, de lá pra cá, mais de 1.225 toneladas de itens em desuso. A ação permanente da Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec) tem como objetivo contribuir com a preservação do meio ambiente e garantir melhor qualidade de vida.
Para solicitar o serviço, basta ligar na Saec, pelo telefone 17 3531-0600 e agendar. Para melhor logística de retirada desse material de grande porte das ruas, calçadas e áreas verdes, a cidade está dividida por três setores, onde contempla todos os bairros do município.
A recolha é feita semanalmente e são coletados todos os tipos de móveis, eletrodomésticos, madeiras e eletrônicos, tudo que não serve mais e que precisa de um destino certo.
O acúmulo de lixo traz vários riscos à saúde, principalmente de materiais que acumulam água, uma vez que a cidade sofre com a dengue. O destino correto de volumosos também favorece a não proliferação de escorpiões e outros animais peçonhentos.
“Todo esse serviço mostra o compromisso do poder público em proporcionar aos munícipes um programa voltado à recolha de lixo, entulhos de grande porte. Tudo isso, de graça. Zero custo para o contribuinte. Venha com a gente e vamos fazer da nossa cidade, um município modelo em cidade limpa, organizada e acolhedora”, enfatiza a Saec, em nota.
DESCARTE IRREGULAR
De acordo com a Saec, o município possui pontos que são utilizados de forma recorrente para o descarte irregular, tais como o Nova Catanduva, estrada da Jacuba, final da avenida Palmares, Jardim Alpino, Gabriel Hernandez e Bom Pastor. A limpeza, segundo o setor, é contínua.
“A Saec não mede esforços para manter a cidade limpa e conta com a ajuda da população. Os munícipes que flagrarem o descarte irregular devem denunciar pelo telefone 153. O descarte irregular é crime”, orienta a autarquia, indicando o telefone da Guarda Civil Municipal (GCM).
Autor