A 3ª etapa dos Jogos da Melhor Idade (Jomi), destinados a atletas com mais de 60 anos, começou nesta terça-feira, 30, em Araçatuba, que sedia a etapa regional da competição pelo segundo ano seguido. As disputas vão até domingo, dia 5, com participação de 2.500 pessoas de 56 cidades.
Catanduva e mais quatro municípios da região confirmaram presença: Novais, Novo Horizonte, Tabapuã e Urupês. Todos fazem parte da 6ª Região Esportiva de São Paulo, que também engloba São José do Rio Preto. Ao todo, serão disputadas 14 modalidades esportivas.
De acordo com a Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Catanduva, a delegação terá cerca de 70 pessoas, entre atletas, técnicos e comissão técnica, em 12 modalidades: atletismo masculino e feminino, buraco feminino dupla, bocha masculino, damas masculino e feminino, natação masculino e feminino, tênis masculino e feminino, e voleibol adaptado masculino e feminino.
O evento tem como objetivo estimular a prática esportiva entre pessoas idosas. Além disso, o torneio, que é promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, busca resgatar a autoestima e fomentar o convívio social entre os idosos dos municípios paulistas.
Os melhores atletas das sete etapas serão classificados para os Jogos da Melhor Idade - Final Estadual, o que acrescenta um elemento de competitividade e aspiração para os participantes, elevando ainda mais o espírito esportivo do evento. A decisão será em junho, em Itatiba.
Autor