
As empresas de Catanduva abriram 126 empregos com carteira assinada no mês de maio, elevando o número de vagas formais geradas no ano no município para 1.565 em cinco meses – cerca de 300 a cada mês. O balanço é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta segunda-feira, 30, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Conforme o relatório, Catanduva teve saldos mensais positivos desde o início do ano. Em janeiro foram abertas 87 vagas, em fevereiro 576, em março 348, em abril 428 e, em maio, 126. Isso decorre de 10.754 admissões e 9.189 desligamentos, elevando o estoque de trabalhadores em atividade no mercado de trabalho para 44.662.
No mesmo período de 2024, Catanduva abriu 920 empregos formais, com perda de 60 vagas em maio. No comparativo, houve aumento de 70% das oportunidades de um ano para o outro.
Em 2025, o setor de serviços foi o que apresentou o maior saldo até agora, com 956 vagas, sendo seguido pela indústria, que abriu 541 vagas no período. A construção civil teve 29 postos abertos, enquanto a agropecuária abriu 28 e o comércio apenas 11.
O Caged mostra, ainda, indicadores sobre o perfil do emprego. No quesito sexo, 835 vagas foram ocupadas por homens e 730 por mulheres. No saldo por faixa etária, o grupo de 18 a 24 anos teve 482 vagas abertas, seguido pela faixa de 40 a 49, com 356. Quanto ao grau de instrução, profissionais com ensino médio completo (964) e superior completo (400) levaram vantagem.
A função com maior demanda no período foi a de professor leigo e de nível médio, com 279 vagas abertas de janeiro a maio, enquanto os técnicos da ciência da saúde humana tiveram 185 empregos abertos. Depois aparecem condutores de veículos e operadores de elevação e de movimentação de cargas, com 182. Já para os escriturários, foram 174 novos postos.
Autor
