A Prefeitura de Catanduva evidencia total atenção por uma Educação Inclusiva. Levantamento da Secretaria de Educação aponta que todos os alunos matriculados nas escolas da Rede Municipal que precisam de cuidados especiais contam com cuidadores em sala de aula.
De acordo com a prévia, são 244 cuidadores em atuação na rede junto aos alunos. Nessa condição, todas as crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão sendo acompanhados por cuidador, além de crianças e adolescentes com deficiências que dificultam a locomoção, higiene e alimentação.
Ao todo, são 413 alunos matriculados na Educação Especial. Desses, 128 alunos são diagnosticados com TEA e frequentam as atividades entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. A maior parte dos alunos com deficiência ou TEA, matriculados na Educação Infantil, está em período integral nas escolas, sendo acompanhados por dois cuidadores.
“Proporcionar uma educação humana, de qualidade e inclusiva é um compromisso da atual gestão e uma das formas de fazer a inclusão é dar condições de acessibilidade tanto arquitetônica, curricular e pedagógica, quanto de sociabilidade. Neste aspecto a inserção de cuidadores para atender às crianças com deficiência e autistas é uma forma de potencializar o respeito às diferenças e a promoção da igualdade de direitos”, ressalta a secretária de Educação, Cláudia Cosmo.
Com esse trabalho, a prefeitura garante a esses alunos a matrícula regular e o atendimento educacional especializado. Os cuidadores são contratados por se enquadrarem na condição de estagiários. Nesses casos, precisam estar cursando faculdade conveniada com o município.
Autor