Catanduva ganha Centro de Capacitação Qualifica Mais no próximo mês
Prédio na av. Eng. José Nelson Machado reunirá serviços para trabalhadores e empresas
Fotos: Prefeitura de Catanduva - Construção totalmente nova vai abrigar diversas atividades
Por Guilherme Gandini | 28 de julho, 2024

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Catanduva anunciou a criação do Centro de Capacitação Qualifica Mais, que tem inauguração prevista para agosto. O objetivo é entregar à população um moderno centro de capacitação profissional e educação empreendedora, que terá a missão de qualificar até 100 pessoas por dia para o mercado de trabalho.

O prédio fica na av. Eng. José Nelson Machado, 1.795, e foi totalmente adaptado às necessidades do novo empreendimento, que ocupará o pavilhão térreo, com área de mil metros quadrados e infraestrutura completa, além de acessibilidade. Todos os equipamentos e mobiliários já foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura de Catanduva.

Ao todo, são 23 salas, dentre elas Banco do Povo, Sala de Comércio Exterior, Galeria dos Exportadores Locais, oficina de costura, sala multiuso, cozinha profissional, padaria industrial, barbearia, estética, saúde e bem estar, auditório, biblioteca e cafeteria. O local ainda abrigará a estrutura administrativa da Secretaria de Desenvolvimento e mais uma unidade do Sebrae Aqui.

Para o secretário de Desenvolvimento, Fernando Braz, a iniciativa deverá favorecer a atração de investimentos, a partir da qualificação para o mercado de trabalho e do fortalecimento das empresas locais que participam de capacitações gratuitas, convênios e microcrédito – que bateu recorde ano a ano, com R$ 8,5 milhões liberados em 40 meses a 582 empresários locais.

“A proposta é que todos os espaços sejam ocupados diariamente e ofereça capacitação gratuita a 20 mil trabalhadores e empresários anualmente e para isto a Secretaria já tem dezenas de cursos agendados para o segundo semestre, o que fortalece ainda mais o compromisso com os parceiros neste projeto inédito de valorização do trabalhador e do empresário local”, diz Braz.

Também haverá programa de incentivo às exportações para pequenos negócios, em ação conjunta com o governo estadual. “É muito moderno, uma visão bem futurista com o intuito de atração de investimentos e fortalecer exportações, principalmente para os pequenos negócios.” 

PISO SUPERIOR

O novo prédio da av. Eng. José Nelson Machado também será a sede da Secretaria de Educação, que deixará a rua Amazonas e ocupará o piso superior do novo endereço. A mudança foi motivada por pedido de devolução do prédio atual feito pelo Governo do Estado, conforme O Regional noticiou em setembro do ano passado. O local será ocupado pela Polícia Militar.

A mudança teve início no dia 22 e se concluirá até o final do mês. De 29 a 31 de julho, o prédio atual permanecerá fechado ao público, para instalação definitiva de cada setor no novo prédio. A previsão é que no dia 1º de agosto o atendimento ao público comece no novo endereço.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 30 de outubro de 2024
Projeto transforma Catanduva na ‘Capital Estadual do Ventilador’
Por Guilherme Gandini | 29 de outubro de 2024
Sincomercio pede ações para melhorar rotatividade de vagas de estacionamento
Por Da Reportagem Local | 29 de outubro de 2024
Quem não votou no 2º turno pode justificar até o dia 7 de janeiro