O Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, finalizou a divulgação do Ranking Ambiental Paulista nesta quarta-feira, 24, com a certificação dos municípios que se destacaram em 2021 pelos trabalhos na implementação de políticas públicas e ações sustentáveis. Catanduva alcançou a posição 48 no ranking, com salto de 65 posições com relação ao ano anterior, quando a cidade ficou em 113º lugar.
Secretária de Meio Ambiente de Catanduva, Júlia Cassiano Wayego, afirmou a O Regional que o trabalho foi direcionado a sanar as falhas verificadas nos anos anteriores.
“A evolução se deu com relação à organização das ações, pois a gente tinha várias ações, muitas delas on-line por causa do período de pandemia, e também foi uma compilação de dados, levantamentos, relatórios, revisão de relatórios. Então fomos vendo os pontos falhos que a gente tinha e trabalhando em cima desses pontos”, explicou.
A grande vencedora do PMVA foi Bragança Paulista, que conseguiu a primeira posição no ranking com nota de 97.52. Quem completou o top 10 foram os municípios de Penápolis, São Pedro do Turvo, Guararema, Lençóis Paulistas, São José do Rio Preto, Salto, Itapira, Gabriel Monteiro e Socorro, todos com nota acima de 91,70 pontos. Já Catanduva registrou 84,93.
“É muito gratificante observar os municípios se empenhando em adotar agendas mais sustentáveis e o Município VerdeAzul é a nossa forma de reconhecer o trabalho que essas cidades vêm fazendo ao longo dos últimos tempos, além de apoiar tecnicamente e compartilhar boas iniciativas”, celebrou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre.
O PMVA deste ano aconteceu entre os dias 22 e 24, e foi dividido em três grupos que atingiram avaliação suficiente para serem qualificados como municípios sustentáveis por meio do programa. Ao todo 204 cidades receberam o certificado.
Durante o evento também foi anunciado a atualização nos critérios para a classificação das cidades para o próximo ciclo. “Reconhecendo a importância do esforço das prefeituras, estamos focados no aperfeiçoamento do Programa Município VerdeAzul e vamos colocar metas para municípios de diferentes faixas populacionais e realidades distintas. Serão metas muito claras, alinhadas com a política do Estado”, confirmou Chucre.
SOBRE O PROGRAMA
Lançado em 2007, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Para que um município seja qualificado, é necessário atingir a pontuação mínima exigida (40 pontos), considerando as notas obtidas nas 10 diferentes diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Autor