Catanduva está entre municípios mais desenvolvidos, indica Firjan
Cidade Feitiço apareceu em 40º lugar no ranking nacional e em 25º entre os paulistas
Foto: Prefeitura de Catanduva - Índice Firjan avaliou indicadores de emprego, educação e saúde em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 12 de junho, 2025

Catanduva conquistou posição de destaque nacional no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2025, que avalia dados do ano-base 2023. Com nota geral de 0,8513, a cidade foi classificada na faixa de desenvolvimento alto, a mais elevada da escala. O desempenho coloca Catanduva no 40º lugar no ranking nacional e 25º entre os municípios paulistas.

Para comparação, a média nacional do IFDM em 2023 foi de 0,6067, o que enquadra a maioria das cidades na faixa de desenvolvimento moderado.

O IFDM considera três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Em Catanduva, os destaques foram: Emprego & Renda: 0,9226 – índice de excelência refletindo forte geração de empregos formais e distribuição de renda; Educação: 0,8392 – mostra sistema educacional sólido e bem estruturado; Saúde: 0,7920 – revela acesso estável e de qualidade aos serviços de saúde pública.

Ao todo, foram avaliados 5.550 municípios brasileiros. A distribuição nacional evidencia os desafios enfrentados pelo país, já que 4,5% ainda vivem cenário crítico, com índice abaixo de 0,4; 42,8% dos municípios estão em situação de baixo desenvolvimento (entre 0,4 e 0,6); e 48,1% estão na faixa moderada (0,6 a 0,8).

Apenas 4,6%, como é o caso de Catanduva, atingiram o patamar de desenvolvimento alto (acima de 0,8). Ou seja, mais da metade das cidades brasileiras apresentam baixo ou crítico desenvolvimento, enquanto Catanduva está no grupo mais restrito e avançado do país, acima da média nacional em todas as dimensões avaliadas.

“Esse desempenho se traduz em efeitos concretos para a população. Estar entre os municípios de alto desenvolvimento significa: reconhecimento estadual e nacional, com reputação comparável à de grandes polos econômicos; atratividade para investidores, favorecendo a instalação de empresas e parcerias com o setor público; qualidade de vida reforçada, com serviços públicos eficientes, oportunidades de emprego e estabilidade social”, enalteceu a prefeitura, em nota.

SOBRE O ÍNDICE

O IFDM é elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) com base em dados oficiais de fontes como o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). A análise é considerada uma das mais completas radiografias do desenvolvimento dos municípios brasileiros.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 28 de setembro de 2025
David Roger defende fim das distorções sem elevar o IPTU
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Empresas podem participar do Aeropatas e celebrar o Dia dos Animais
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Homem é preso após oferecer drogas a guarda municipal de folga