O Ranking de Cidades Sustentáveis divulgado pela consultoria Bright Cities revelou melhoria significativa de Catanduva na pesquisa, quando comparados os resultados de 2023 e 2024. Isso porque o município escalou 77 posições no ranking, passando da 127ª para a 50ª colocação, entre as 319 cidades do Brasil que possuem mais de 100 mil habitantes, segundo o IBGE.
Para os organizadores do estudo, cidades inteligentes e sustentáveis são aquelas que buscam aumentar a qualidade de vida de seus cidadãos usando a tecnologia e a inovação para tornar a gestão pública mais eficiente. Nelas, a sustentabilidade é um importante objetivo, em todas as esferas, seja na utilização dos recursos humanos, ambientais ou financeiros.
O levantamento utiliza os indicadores da norma ISO como referência de comparação entre as cidades, considerando a performance em 40 indicadores de sustentabilidade que tratam sobre os temas qualidade de vida, desenvolvimento econômico, meio ambiente e governança. Catanduva obteve média 6,0 na edição atual, ao passo que no ano anterior o resultado foi 5,69.
No quesito prosperidade, foram avaliados números de empresas, novas patentes, população com emprego em tempo integral, conectividade aérea, pessoas abaixo da linha da pobreza, entre outros. Já na área de gestão, o estudo levou em conta dados financeiros, como endividamento público e receita própria, e de governança, a exemplo da porcentagem de mulheres eleitas.
A qualidade de vida foi analisada a partir de indicadores das áreas de educação, saúde, esporte e cultura, agricultura local e segurança alimentar, meio ambiente e mudanças climáticas. Outros critérios foram segurança, transporte, infraestrutura urbana e serviços básicos.
Na região Sudeste, as melhores colocações foram alcançadas por Barueri, São Caetano do Sul, São Paulo, Santos e Bragança Paulista. A vizinha São José do Rio Preto apareceu em 13º lugar, Araçatuba em 63º e Barretos em 104º.
Autor