Catanduva entra no top 10 do Ranking Município Verde Azul
Cidade alcançou 90 pontos de um total de 100 para ficar entre as melhores da categoria
Foto: Pablo Jacob/Governo de SP - Premiação foi realizada no Palácio dos Bandeirantes nesta terça-feira
Por Guilherme Gandini | 10 de dezembro, 2025

Com presença do governador Tarcísio de Freitas em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, Catanduva recebeu, nesta terça-feira, 9 de dezembro, o certificado do Programa Município Verde Azul. A cidade alcançou 90 pontos - de um total possível de 100 - e garantiu o 9º lugar entre as 56 cidades que compõem o Grupo 4 (municípios com população entre 100.000 e 499.999 habitantes).

A edição marca o primeiro ciclo após a revisão metodológica realizada em 2024, que fortaleceu os critérios técnicos, atualizou indicadores e alinhou o programa a temas estratégicos como mudanças climáticas, governança ambiental, planejamento territorial e gestão hídrica.

Ao todo, 347 municípios aderiram voluntariamente ao ciclo, dos quais cinco foram premiados com o Troféu Governador Franco Montoro, 98 conquistaram a certificação e 91 alcançaram o selo de qualificação, reforçando a maturidade crescente da gestão ambiental municipal.

Para a Prefeitura de Catanduva, a premiação “reconhece o avanço das políticas públicas ambientais desenvolvidas, com destaque para ações contínuas de arborização urbana, manejo de resíduos sólidos, conservação da água, educação ambiental, proteção da biodiversidade e fortalecimento da governança ambiental. Esses eixos refletem compromissos permanentes da gestão na busca por um desenvolvimento sustentável e alinhado às boas práticas ambientais.”

A avaliação dos municípios no programa segue método de pontuação baseado no cumprimento de dez diretivas ambientais: Governança Ambiental, Adaptação às Mudanças Climáticas, Educação Ambiental, Saneamento Básico, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar e Mitigação de Gases de Efeito Estufa, Biodiversidade, Arborização Urbana, Recursos Hídricos e Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de São Paulo (ZEE-SP).

Além dos pontos conquistados, o cálculo final considera descontos por passivos ambientais sob responsabilidade do Poder Público local - penalidades que podem reduzir até 20 pontos da nota final. Mesmo com esse rigor, Catanduva manteve desempenho elevado e assegurou sua posição entre as melhores do estado dentro de seu grupo populacional.

Criado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Município Verde Azul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, incentivando a descentralização da agenda ecológica e a adoção de políticas sustentáveis em nível municipal.

PREMIAÇÃO

Os primeiros colocados em cada grupo populacional receberam o Prêmio Governador Franco Montoro. Foi o caso de Vista Alegre do Alto (até 9.999 habitantes), Severínia (até 49.999), São Roque (até 99.999), Araraquara (até 499.999) e São Paulo (500.000). Já os municípios com melhor desempenho técnico foram certificados ou receberam o selo de qualificação.

 

MUNICÍPIO VERDE AZUL

RANKING DO GRUPO 4

1º - Araraquara - 97

2º - Barueri - 96,5

3º - Americana - 96,5

4º - Itu - 95

5º - Santos - 93

6º - Suzano - 92,5

7º - Indaiatuba - 92

8º - Ourinhos - 90,5

9º - Catanduva - 90

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 08 de janeiro de 2026
Imes Catanduva abre mais 10 vagas para professores
Por Guilherme Gandini | 08 de janeiro de 2026
Padre Osvaldo sanciona lei que reestrutura a Guarda Civil Municipal
Por Da Reportagem Local | 07 de janeiro de 2026
Olímpia continua com inscrições para concurso até dia 15