
A Defesa Civil de Catanduva emitiu alerta para risco extremo de queimadas até o próximo domingo, dia 27. A situação acompanha o cenário apontado pelo Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil do Estado de São Paulo, que coloca a região noroeste paulista em nível de emergência, o mais alto da escala.
Há quase dois meses sem registro de chuvas significativas – a última ocorreu no início de junho – e com índices de umidade relativa do ar abaixo do ideal, o município enfrenta condições climáticas que favorecem a propagação de incêndios, especialmente em áreas de vegetação e terrenos baldios.
Mesmo com a previsão de frente fria passando pelo estado nesta sexta-feira, 25, os efeitos não devem atingir o interior paulista, o que mantém o alerta em vigor para Catanduva e cidades vizinhas. A expectativa, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), é de melhora apenas a partir de segunda-feira, dia 28, com a chegada de ventos mais úmidos que devem elevar a umidade do ar e amenizar as temperaturas.
Diante do cenário crítico, a Prefeitura de Catanduva reforça que é proibido e extremamente perigoso utilizar fogo para limpeza de terrenos, queimar lixo ou descartar bitucas de cigarro em áreas com mato seco. “Essas ações são consideradas crimes ambientais e colocam em risco a vida de pessoas e animais, além de causarem danos graves ao meio ambiente e à saúde pública.”
A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura pedem o apoio da população na prevenção e na denúncia de práticas irregulares. Em caso de incêndios, o contato deve ser feito imediatamente com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou com a Defesa Civil pelo número da Guarda Civil Municipal, 153.
Autor
