Catanduva é premiada por controle da tuberculose
Foto: Divulgação - Governo de SP reconheceu indicadores de excelência no controle da tuberculose
Município alcançou mais de 85% de cura em casos novos, superando metas preconizadas
Por Da Reportagem Local | 17 de dezembro, 2025

Catanduva comemora conquista de destaque na área da saúde ao ser premiada pelo Governo do Estado, por meio da Divisão de Tuberculose, em reconhecimento aos indicadores de excelência no controle da doença. O município alcançou mais de 85% de cura em casos novos de tuberculose pulmonar confirmados em 2024 e realizou a avaliação de mais de 70% dos contatos desses casos no mesmo período, resultados acima das metas preconizadas.

Os indicadores refletem a dedicação e a eficiência dos serviços municipais de saúde, especialmente da Atenção Básica e das Unidades Básicas de Saúde (UBS), no diagnóstico precoce, no acompanhamento dos pacientes e na interrupção da transmissão da doença o mais rápido possível. Atualmente, todos os casos diagnosticados em Catanduva, tanto nos hospitais quanto nas UBS, contam com acompanhamento e tratamento gratuito e contínuo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a conquista no enfrentamento da tuberculose integra um conjunto mais amplo de avanços registrados pela saúde pública de Catanduva ao longo de 2025. Entre os destaques, segundo o setor, está o fortalecimento do cuidado com crianças e adolescentes, que passaram a contar com o Caps Infantil, oferecendo atendimento especializado, especialmente a pacientes neurodivergentes.

Na saúde da mulher e da gestante, foram implantados o ambulatório de gestação de alto risco, o ultrassom morfológico com aparelho próprio e o ambulatório de aleitamento materno, todos no Centro de Especialidades Médicas (CEM), ampliando o acesso a atendimentos especializados.

“Por meio de parcerias regionais, o município também conseguiu reduzir filas e realizar mais de 300 procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias”, complementou.

No combate à dengue, dados da Vigilância Epidemiológica indicam queda de aproximadamente 72% nos casos positivos no segundo semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. “Esse trabalho foi reforçado pela atuação da EMCAa, que retirou das ruas mais de 51 toneladas de materiais que serviam de criadouros do mosquito.”

Saúde aproveita conquista e faz prestação de contas

Ao noticiar a premiação relacionada ao combate à tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde aproveitou para prestar contas sobre outras ações da pasta. O setor apontou, por exemplo, que precisou agir com firmeza para garantir a continuidade do atendimento à população diante dos problemas envolvendo o Hospital Mahatma Gandhi, cujos contratos foram encerrados.

“Diante dos problemas com a antiga empresa responsável pela gestão da Atenção Básica e da UPA, a Secretaria de Saúde rompeu o contrato, estruturou um novo contrato emergencial e já trabalha na abertura de nova licitação em 2026, assegurando a manutenção dos serviços.”

Além disso, a Saúde destacou a recente inauguração da nova unidade de saúde do Gabriel Hernandez, a partir de investimento de cerca de R$ 4 milhões, para atender Gabriel Hernandez, Nova Catanduva, Imperial e regiões adjacentes, com previsão de ampliação futura dos serviços.

“O município também promoveu a renovação da frota da saúde, com a entrega de 10 novos veículos, entre ambulâncias e vans para transporte de pacientes, adquiridos integralmente com recursos municipais, totalizando R$ 2.820.485 em investimentos, além da previsão de chegada de novos veículos no início de 2026”, completou.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 08 de janeiro de 2026
Padre Osvaldo sanciona lei que reestrutura a Guarda Civil Municipal
Por Da Reportagem Local | 07 de janeiro de 2026
Olímpia continua com inscrições para concurso até dia 15
Por Da Reportagem Local | 07 de janeiro de 2026
Casas são regularizadas após décadas no Parque Flamingo