A delegação da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Catanduva foi a 33ª colocada entre 106 municípios na fase final dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que tem formato de olimpíada adaptada para idosos com 60 anos de idade ou mais, aconteceu de 3 a 9 de setembro em São José do Rio Preto.
O evento, promovido pelo Governo de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, é considerado a principal competição esportiva voltada para a terceira idade.
Faziam parte da delegação catanduvense equipes de três modalidades diferentes: vôlei adaptado masculino, natação feminina e a dupla feminina de tênis. Ao todo, foram conquistados 14 pontos na classificação geral, sendo nove pela dupla que ficou em 1º lugar e cinco pelo vôlei, que foi 4º colocado.
Para Durgam Ballam, técnico do vôlei adaptado masculino, o resultado foi satisfatório, visto que até o ano passado a equipe não vinha muito bem. “Eram mais de 10 anos que a equipe não se classificava para as finais do estado e esse ano a gente conseguiu classificar para final do estado, passar da primeira fase e chegar até os quatro melhores”, destaca.
Os catanduvenses ficaram atrás de Rio Preto, São José dos Campos e Lençóis Paulista. A avaliação é positiva, ainda mais levando em conta que, segundo Ballam, a equipe é a que tem a idade mais avançada em nível estadual, pois conta com seis jogadores acima de 80 anos, sendo quatro deles acima de 87 anos.
“Foi uma superação muito grande dos atletas. Mas o objetivo foi alcançado. Meu objetivo pessoal era ficar entre os oito do estado e passar pelo menos da primeira fase. Mas acabamos ainda sendo a quarta melhor. Então é muito gratificante e vamos para cima, vamos agora continuar o ano”, projeta.
Autor