Depois de despencar 40 posições entre 2020 e 2023, Catanduva finalmente conseguiu escalar algumas colocações no Ranking de Competitividade dos Municípios. Passou do 66º, no levantamento do ano passado, para o 54º lugar do país, na edição de 2024 do estudo. Levando em conta apenas o Estado de São Paulo, a Cidade Feitiço figura na 25ª posição.
Em sua quinta edição, o ranking foi elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove Digital e a Seall. A lista considera municípios com mais de 80 mil habitantes e abrange neste ano 411 cidades, que correspondem a quase 60% da população brasileira – ou 127,91 milhões de habitantes. O objetivo é apoiar os líderes públicos nas tomadas de decisão.
O Ranking de Competitividade dos Municípios é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. A partir da análise do conjunto de pilares, o ranking fornece uma visão sistêmica da gestão pública estadual.
Com base nos resultados atualizados, Catanduva tem como potenciais o saneamento (7º), inserção econômica (14º, com alta de 43 posições), qualidade da educação (23º), acesso à educação (24º, com queda de 13 posições), telecomunicações (24º), qualidade da saúde (26º, com melhoria de 278 posições) e acesso à saúde (59º, com avanço de 59 posições).
Por outro lado, precisa superar desafios quanto ao funcionamento da máquina pública (377º) e nas áreas de meio ambiente (335º), segurança (260º), inovação e dinamismo econômico (196º), capital humano (87º) e sustentabilidade fiscal (83º). Todos os itens tiveram queda de uma edição para a outra do levantamento, com exceção de meio ambiente, que avançou 59 colocações.
Além dos números gerais nas três dimensões, o relatório do Ranking de Competitividade dos Municípios, disponível em https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/, também apresenta dados detalhados que podem nortear os gestores públicos. Mesmo onde a cidade apresenta desempenho positivo, é possível constatar subitens que exigem melhorias.
OS MELHORES
De acordo com o Ranking de Competitividade, a liderança nacional ficou mais uma vez com Florianópolis/SC. Na sequência parecem São Paulo/SP, Vitória/ES, Porto Alegre/RS e Curitiba/PR. No quesito acesso à educação, a melhor colocação ficou com Votuporanga/SP; já no acesso à saúde, a líder é Pato Branco/PR. Quanto à segurança, a mais bem colocada foi Várzea Paulista/SP.
Autor