Catanduva aparece em 127º lugar no Ranking de Cidades Sustentáveis, divulgado recentemente pela consultoria Bright Cities. Foram analisados 326 municípios com mais de 100 mil habitantes em todo o país. Na região, apenas São José do Rio Preto (6º), Araçatuba (34º) e Birigui (130º) também aparecem no ranking.
A Bright Cities é uma plataforma de diagnóstico para cidades que trabalha com mais de 100 indicadores relacionados à ISO (sigla em inglês para Organização Internacional de Normalização) 37120 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Foi lançado então o ranking de cidades sustentáveis, embasado em 40 destes 100 indicadores, distribuídos nos seguintes pilares: Prosperidade, Gestão, Bem-estar, Segurança e Infraestrutura e Serviços Básicos.
São avaliados indicadores como consumo doméstico total de água per capita; despesas de capital; duração média de interrupção do abastecimento de água; emissão de gases de efeito estufa; mortes no trânsito; número de acessos à internet e à telefonia móvel; número de empresas; número de leitos hospitalares; número de médicos; entre outros.
Segundo a empresa de consultoria responsável, dentre as 326 cidades do Brasil que possuem mais de 100 mil habitantes (IBGE 2021), as cinco primeiras de cada região do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste) foram premiadas, totalizando 25 cidades.
No Sudeste, as cinco primeiras colocadas foram Barueri (1º), São Caetano do Sul (2º), Araras (3º), Bragança Paulista (4º), Atibaia (5º), que também foram as cinco melhores do ranking geral.
O RANKING
Para os organizadores do estudo, cidades inteligentes e sustentáveis são aquelas que buscam aumentar a qualidade de vida de seus cidadãos usando da tecnologia e da inovação para tornar a gestão pública mais eficiente. Nelas, a sustentabilidade é um importante objetivo, em todas as esferas, seja na utilização dos recursos humanos, ambientais ou financeiros.
“Para atingir esse objetivo, são necessários sistemas de avaliação e monitoramento de indicadores, direcionando políticas públicas e investimentos, possibilitando comparações entre cidades e a reprodução de boas práticas”, detalha a Bright Cities.
Por esse motivo, a instituição usa a utilizam a Norma ISO 37120, que oferece uma estrutura padronizada e reconhecida internacionalmente que pode ser adotada pelas cidades com este fim.
O ranking faz uso dos indicadores desta norma como referência e comparação entre as cidades, considerando a performance das cidades em cada indicador. Dessa forma, certifica-se que a cidade monitora os indicadores e as devidas evidências para ser uma cidade sustentável.
Autor