Levantamento divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Catanduva mostrou que Catanduva figura, hoje, como o 2º maior exportador brasileiro de óleo de amendoim e respectivas frações, e o 4º exportador nacional de extratos, essências e concentrados de café. Os números obtidos se referem ao período de janeiro a maio de 2024.
Conforme o relatório, as exportações de óleo de amendoim totalizaram 13,7 milhões de dólares no período, com participação de 12% do montante comercializado no exterior. Apesar do destaque entre os grandes exportadores do país, houve variação negativa de 27,6% com relação aos primeiros cinco meses do ano passado, o equivalente a 5,2 milhões de dólares.
Já as exportações de café e derivados somaram 42,4 milhões de dólares, com alta de 14,4% com relação ao mesmo período de 2023, o que representa acréscimo de 5,33 milhões. O produto tem 39% de participação no total exportado pelo município, seguido pelo açúcar, com 38%. Todos os indicadores são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
“São dados muito relevantes. A posição de Catanduva com café processado e óleo de amendoim, são produtos de alto valor agregado. Isso contribui muito com o desenvolvimento das empresas e com a geração de empregos no entorno. Quantos fornecedores essas empresas têm, quantos investimentos elas atraem”, pontua Fernando Braz, secretário de Desenvolvimento.
Segundo o gestor, o produto primário exportado in natura não leva valor agregado, mas apenas preço de mercado. “Nós temos outros setores também que desenvolve essa manufatura, então temos que levar em conta que o desenvolvimento econômico e a geração de empregos estão vinculados a essas tecnologias que essas empresas empregam, trazendo novos negócios.”
Ao todo, Catanduva exportou 109,5 milhões de dólares de janeiro a maio deste ano, com alta de 2,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. O saldo da balança comercial é de 97,2 milhões. Com o desempenho, o município ocupa a 54ª posição entre os exportadores de São Paulo. Os números mais atualizados, referentes a junho, devem ser divulgados em 4 de julho.
Autor