Catanduva despenca 29 posições no ranking de competitividade
Município figura agora na 83ª colocação do país no levantamento que analisou 418 cidades com mais de 80 mil habitantes
Foto: Rafael Belo - Catanduva teve seu melhor resultado em Saneamento, o 2º lugar do país
Por Guilherme Gandini | 31 de agosto, 2025

O Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), trouxe Catanduva na 83ª colocação do país após queda de 29 posições com relação ao levantamento do ano passado. Regionalmente, a cidade aparece em 53º lugar, 18 posições a menos que em 2024 e, entre os municípios paulistas, figura em 42º, descendo 16 degraus.

A sexta edição do ranking analisou 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa populacional do IBGE para 2024. Juntos eles representam 60,28% da população do país. O estudo levou em conta 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões – Instituições, Sociedade e Economia.

O levantamento tem como propósito alcançar entendimento mais profundo e abrangente dos maiores municípios do país, trazendo ferramenta que paute a atuação dos líderes públicos na melhoria da competitividade e da gestão pública local. Ao mesmo tempo, baliza decisões de investimentos produtivos, ao estabelecer critérios de atratividade entre os municípios.

Os melhores resultados de Catanduva foram verificados em Saneamento, com 2º lugar do país, em alta de cinco posições, Inserção Econômica (26º), Acesso à Educação (28º), Acesso à Saúde (33º), Qualidade da Educação (39º), Telecomunicações (44º) e Capital Humano (53º).

Por outro lado, precisa superar desafios quanto ao Meio Ambiente (379º), Funcionamento da Máquina Pública (355º), Qualidade da Saúde (349º), Segurança (328º), Inovação e Dinamismo Econômico (145º) e Sustentabilidade Fiscal (107º).

Além dos números gerais nas três dimensões, o relatório do Ranking de Competitividade dos Municípios, disponível em https://rankingdecompetitividade.org.br/municipios, também apresenta dados detalhados que podem nortear os gestores públicos. Mesmo onde a cidade apresenta desempenho positivo, é possível constatar subitens que exigem melhorias. 

OS MELHORES

De acordo com o Ranking de Competitividade 2025, a liderança nacional ficou com Florianópolis/SC, seguida no Top 5 por Vitória/ES, São Paulo/SP, Porto Alegre/RS e Curitiba/PR.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 26 de setembro de 2025
Nilton Candido diz que aumento do IPTU vai elevar desemprego
Por Guilherme Gandini | 25 de setembro de 2025
Roberto Cacciari lamenta alta do IPTU sem devolutiva à população
Por Da Reportagem Local | 25 de setembro de 2025
Vereadores aprovam 5 projetos em sessão dupla na terça-feira