
A Prefeitura de Catanduva cumpriu todas as etapas de implantação do programa Facilita SP até o mês de agosto. A adesão do município à iniciativa estadual foi em 2023, dando início a processo de transição: a cidade já possuía viabilidade manual por sistema próprio, mas em 2024 iniciou consultorias junto ao Sebrae/Fesp para adequação ao sistema padrão da Jucesp.
As informações são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que classifica a fase atual como de operação do novo sistema automatizado de viabilidade. “Desde 5 de setembro, o sistema passou a funcionar de modo automático em Catanduva, atualmente em fase de integração com a Jucesp”, pontua o secretário de Desenvolvimento, Fernando Braz.
Na prática, segundo ele, já é possível verificar os resultados. “As análises de viabilidade agora são processadas em cerca de 3 minutos, seguindo os parâmetros estabelecidos pelo Facilita SP”, comemora o gestor. Além disso, foi criado um canal de atendimento exclusivo para contadores e empresários, pelo e-mail facilita.catanduva@catanduva.sp.gov.br.
Na semana passada, o Governo do Estado realizou o primeiro evento de reconhecimento dos municípios que aderiram ao Facilita SP, programa de desburocratização e liberdade econômica do Estado de São Paulo. Na cerimônia, foram entregues selos a 247 municípios que implantaram a política estadual até abril de 2025. Catanduva será contemplada em evento futuro.
Autor
