
Nesta quinta-feira, 10 de abril, equipes da Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e da Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC) participaram de oficina regional da Operação São Paulo Sem Fogo, realizada em São José do Rio Preto. O encontro reuniu representantes de 96 municípios.
A capacitação faz parte da Fase Amarela da operação, que ocorre nos meses de abril e maio, período de transição para o tempo seco. Essa etapa tem como foco a prevenção, com ações educativas, treinamento de equipes e preparação para o aumento de riscos de incêndios florestais, que se intensificam no inverno.
A Operação São Paulo Sem Fogo é dividida em três fases: Fase Verde (dezembro a março): monitoramento e planejamento; Fase Amarela (abril e maio): ações preventivas, treinamentos e mobilização das equipes; e Fase Vermelha (junho a outubro): período crítico, com resposta imediata a focos de incêndio.
Durante o treinamento, os participantes aprenderam sobre planos de contingência, uso de aeronaves em emergências, análise de mapas com focos de calor e estratégias para mobilização comunitária.
“A participação de Catanduva reforça o compromisso da cidade com a proteção ambiental e a prevenção de desastres naturais, preparando-se de forma antecipada para enfrentar o período de estiagem que se aproxima” informou a Prefeitura de Catanduva, em nota.
Participaram a secretária de Meio Ambiente, Júlia Cassiano Wayego, a diretora de Meio Ambiente, Juliana Sene Martins Dadda, o coordenador de Defesa Civil, Guilherme Peres, além de representantes de áreas técnicas da prefeitura e da Saec.
Autor
