Catanduva celebra premiações na educação e assistência social
Foto: Divulgação - Prefeito Padre Osvaldo participou do evento de premiação no Teatro do Sesi-SP
Município foi homenageado por avanço nos índices de alfabetização entre 2023 e 2024
Por Guilherme Gandini | 13 de novembro, 2025

Catanduva recebeu nesta quarta-feira, 12, a Menção Honrosa do 3º Prêmio PAR – Alfabetização Responsável 2025, concedida pela Fiesp e Sesi-SP, em reconhecimento à significativa evolução de Catanduva nos índices de alfabetização das crianças na idade certa, entre 2023 e 2024.

O anúncio foi feito pelo prefeito Padre Osvaldo (PL), que participou do evento de premiação no Teatro do Sesi-SP, na avenida Paulista, na capital.

“Este prêmio representa muito mais do que um reconhecimento - é o reflexo do comprometimento, da dedicação e do amor de todos que fazem parte da nossa Rede Municipal de Educação: educadores, gestores escolares, coordenadores, equipes pedagógicas e famílias”, escreveu.

Para o prefeito, a conquista é fruto do trabalho coletivo, marcado pelo empenho diário em garantir às crianças o direito de aprender, crescer e sonhar com um futuro melhor.

“Agradeço especialmente à a toda equipe da Secretaria de Educação, pelo trabalho incansável e pela paixão com que conduzem nossas escolas. Que alegria ver Catanduva se tornando referência em alfabetização e exemplo de educação pública de qualidade”, completou.

Na categoria Ouro, foram premiados Araraquara, Peruíbe e Registro. Na Prata, Angatuba, Cananéia, Itápolis e Jacupiranga. Já o Prêmio Alfabetização Responsável (PAR) foi para Sagres, Campos Novos Paulista, Riolândia, Tupi Paulista, Lins, Taquaritinga, Olímpia e Bertioga.

Além disso, foram homenageados os oito municípios que mais avançaram nos índices de alfabetização entre 2023 e 2024, casos de Catanduva, Ribeirão dos Índios, Nova Independência, Catiguá, Itaporanga, Ilha Comprida, Miracatu e Itaquaquecetuba.

Trabalho é reconhecido como destaque em premiação

O serviço de Vigilância Socioassistencial, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Catanduva, foi premiado no Edital de Seleção de Experiências Municipais da Vigilância Socioassistencial, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

O trabalho premiado tem o título "Conhecendo territórios através dos atores sociais" e mapeou as fragilidades e potenciais dos quatro territórios do município, sendo eles referenciados aos CRAS Bom Pastor, Imperial, Juca Pedro e Nosso Teto.

A partir da escuta de servidores e munícipes que utilizam os serviços, foi possível identificar aspectos fortes e os que ainda precisam de melhorias a partir das políticas públicas.

O edital teve 48 municípios inscritos e apenas 10 foram selecionados para apresentação oral. Catanduva esteve entre os destaques no primeiro dia, em que servidoras municipais apresentaram os resultados do trabalho para plateia formada por estudantes da USP.

A Vigilância Socioassistencial tem como objetivo a produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas das situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos e dos eventos de violação de direitos nos territórios.

O serviço, ligado à gestão da informação, apoia as atividades de planejamento, supervisão e execução das políticas socioassistenciais por meio do provimento de dados, indicadores e análises.

 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Polícia Civil cumpre mandados em operação contra fraudes eletrônicas
Por Guilherme Gandini | 14 de novembro de 2025
Novos veículos devem suprir demanda de pacientes PCD
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular da Fatec Catanduva