Catanduva atende só 38% dos indicadores na área de tecnologia
Dados do município estão no painel interativo disponibilizado pelo Mapa de Governo Digital do Ministério da Economia
Foto: ITPEERS - Infraestruturas em TIC foram aprimoradas nos municípios, mas ainda persistem baixos níveis de integração
Por Guilherme Gandini | 06 de setembro, 2022
 

Estudo realizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, com o apoio da MacroPlan, traz um panorama da evolução da maturidade digital dos municípios brasileiros. Chamada de Mapa de Governo Digital 2022, a pesquisa foi feita em 52 cidades do país que têm mais de 200 mil habitantes e aponta para crescente oferta de serviços digitais.  

Apesar de não fazerem parte do recorte final do levantamento, os indicadores de Catanduva estão no painel interativo disponibilizado pelo Ministério da Economia, com dados relativos às dimensões de infraestrutura, governança, pessoas, serviços e processos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). De 75 indicadores, a cidade atende 39, equivalente a 38%.  

Na área de gestão e infraestrutura, composta por 13 itens, Catanduva respondeu positivamente apenas sete, equivalente a 53%. As negativas foram para o desenvolvimento de software para atender necessidade específica e sobre a existência de parcerias para programas e ações com os Governos do Estado e Federal, iniciativa privada, outro município ou outros entes.  

Com relação à oferta, que possui 62 indicadores, Catanduva enquadrou-se em 22. Merecem destaque entre as respostas negativas do questionário a impossibilidade ou inexistência de inúmeros serviços via internet, tais como agendamento de consulta na rede pública de saúde, cadastramento de fornecedores, emissão de alvará, licenças, certidões e permissões, emissão de tributos e guias pelo celular, matrícula escolar, e semáforos e iluminação inteligentes.  

RESULTADOS E DESAFIOS  

De forma geral, a pesquisa revelou que as infraestruturas em TIC foram aprimoradas nos municípios, mas ainda persistem baixos níveis de integração de informações e sistemas, além da falta de transparência. Foram identificadas, também, tendências de institucionalização do esforço de transformação digital, que é financiada, na maioria das vezes, por recursos próprios.  

De acordo com o Mapa, para que os municípios alcancem uma transformação digital efetiva, é preciso que vençam 10 desafios estratégicos: a digitalização dos serviços públicos; a inclusão digital do cidadão; a contratação de soluções inovadoras; o patrocínio de lideranças; a segurança de dados; a conversão dos sistemas legados; o redesenho de processos; o fomento às competências digitais; a retenção de times especializados; a garantia de recursos financeiros para constante atualização e manutenção do processo.  

O estudo possibilitou, também, traçar um quadro a respeito dos caminhos para o fortalecimento da agenda da transformação digital. O material já está disponível aos municípios que queiram conhecer diversas práticas bem-sucedidas e avançar na agenda de transformação digital. 

 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

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