O Dia Mundial da Infância é comemorado em 21 de março e, este ano, a data será marcada pela aplicação da primeira edição de 2024 da Avaliação da Fluência Leitora nas escolas estaduais e redes de 613 municípios que aderiram à proposta. Catanduva será uma das participantes e deve realizar o teste em cerca de 800 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Cláudia Cosmo, a adesão do município para esta etapa foi feita e a aplicação, iniciada na terça-feira, 19, deve se prolongar até 5 de abril.
A Avaliação de Fluência Leitora envolve a análise do desempenho individual dos estudantes na leitura e compreensão de textos escritos para diagnosticar eventuais lacunas no processo de alfabetização. Os professores gravam a leitura em aplicativo de celular e os áudios são avaliados para que haja um diagnóstico preciso sobre o perfil leitor dos estudantes.
No mês passado, Catanduva foi premiada pelo Governo do Estado por elevar os índices de alfabetização das crianças matriculadas no 2º ano. O resultado foi verificado justamente a partir de comparativo entre as duas etapas do Fluência Leitora do ano passado.
“Esse é um resultado extremamente importante, porque analisa e avalia como está o processo de alfabetização das crianças, iniciado na educação infantil e que se consolida ao longo de toda a educação básica”, celebrou Claúdia Cosmo, na ocasião.
COMO FUNCIONA
Para o teste, os professores das salas de 2º ano contam com apoio de aplicativo que grava a leitura dos alunos e agiliza os resultados. As crianças têm acesso a textos pré-definidos e são consideradas leitoras fluentes aquelas que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.
Na última avaliação da Fluência Leitora, em dezembro de 2023, 64% das crianças matriculadas nas unidades estaduais e em 600 municípios participantes eram consideradas leitoras iniciantes ou fluentes. A meta é que a Educação de SP amplie esse percentual para 90% até o ano de 2026.
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